Competência leitora em espanhol
um estudo com universitários brasileiros
DOI:
https://doi.org/10.14393/DL49-v16n1a2022-8Palavras-chave:
Leitura, Competência, Língua espanholaResumo
O presente estudo tem como objetivo principal examinar o desempenho de universitários de uma instituição de ensino localizada no interior do estado do Rio Grande do Sul a respeito de questões de leitura em língua espanhola, de nível básico, e ponderar os estilos de questões propostas, assim como os requisitos mínimos esperados que devem ser atingidos pelos alunos ao realizar a prova e responder cada questão. Para tanto, em primeiro lugar, expõe-se um recorte teórico sobre as proposições de leitura e seus distintos níveis sob a perspectiva de Kleiman (2000, 2007) e de Platão e Fiorin (2002). Em seguida, são levantadas algumas questões acerca da coesão textual, especificamente sobre a coesão por referência e por uso de conectores, com o auxílio teórico de Koch (2003, 2006) e Halliday e Hasan (1976). E, por fim, realiza-se a análise da avaliação, a qual estava composta por dois textos escritos em língua espanhola e por questões de compreensão textual escritas em língua materna. Os resultados apontam que os alunos mostram dificuldade, principalmente, para a assimilação de seus conhecimentos linguísticos, o que pode comprometer seu desempenho em instrumentos avaliativos, como no caso da prova de competência escolhida para a análise.
Downloads
Métricas
Referências
FANJUL, A. P. Conhecendo assimetrias: a ocorrência de pronomes pessoais. In: FANJUL, A. P.; GONZÁLES, N. M. (org.). Espanhol e português brasileiro: estudos comparados. 1ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2014, p. 29-50.
HALLIDAY, M. A. K.; HASAN, R. Cohesion in English. London: Longman, 1976.
INSTITUIÇÃO X. Exame de competência em língua espanhola. 2019.
INSTITUTO CERVANTES. Centro virtual Cervantes. Diccionario de términos clave de ELE. Referencia anafórica. Madrid: Instituto Cervantes, [1997-2020]. Disponível em: https://cvc.cervantes.es/ensenanza/biblioteca_ele/diccio_ele/diccionario/referenciaanaforica.htm. Acesso em: 27 dez. 2020.
KLEIMAN, A. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. 7. ed. Campinas: Pontes, 2000.
KLEIMAN, A. Oficina de leitura: teoria e prática. 11. ed. Campinas: Pontes, 2007.
KOCH, I. V. A coesão textual. 18. ed. São Paulo: Contexto, 2003.
KOCH, I. V. Desvendando os segredos do texto. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2006.
PLATÃO, F. S.; FIORIN, J. L. Lições de texto: leitura e redação. 4. ed. São Paulo: Ática, 2002.
UNIVERSIDAD EAFIT. Centro de estudios en lectura y escritura. Guía de buenas prácticas en lectoescritura. Los conectores y su función. Medellín, [2014?]. Disponível em: https://www.eafit.edu.co/centros/celee/practicas-en-lectoescritura/Documents/conectores-y-funcion.pdf. Acesso em: 27 dez. 2020.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Gisele Benck de Moraes, Mariane Rocha Silveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da licença Creative Commons
CC BY-NC-ND 4.0: o artigo pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato; os créditos devem ser dados ao autor original e mudanças no texto devem ser indicadas; o artigo não pode ser usado para fins comerciais; caso o artigo seja remixado, transformado ou algo novo for criado a partir dele, o mesmo não pode ser distribuído.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.