Competência leitora em espanhol

um estudo com universitários brasileiros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL49-v16n1a2022-8

Palavras-chave:

Leitura, Competência, Língua espanhola

Resumo

O presente estudo tem como objetivo principal examinar o desempenho de universitários de uma instituição de ensino localizada no interior do estado do Rio Grande do Sul a respeito de questões de leitura em língua espanhola, de nível básico, e ponderar os estilos de questões propostas, assim como os requisitos mínimos esperados que devem ser atingidos pelos alunos ao realizar a prova e responder cada questão. Para tanto, em primeiro lugar, expõe-se um recorte teórico sobre as proposições de leitura e seus distintos níveis sob a perspectiva de Kleiman (2000, 2007) e de Platão e Fiorin (2002). Em seguida, são levantadas algumas questões acerca da coesão textual, especificamente sobre a coesão por referência e por uso de conectores, com o auxílio teórico de Koch (2003, 2006) e Halliday e Hasan (1976). E, por fim, realiza-se a análise da avaliação, a qual estava composta por dois textos escritos em língua espanhola e por questões de compreensão textual escritas em língua materna. Os resultados apontam que os alunos mostram dificuldade, principalmente, para a assimilação de seus conhecimentos linguísticos, o que pode comprometer seu desempenho em instrumentos avaliativos, como no caso da prova de competência escolhida para a análise.

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Biografia do Autor

  • Gisele Benck de Moraes, UPF

    Doutora em Linguística Aplicada.  Professora da Universidade de Passo Fundo (UPF).

  • Mariane Rocha Silveira, Universidade de Passo Fundo

    Mestra em Letras. Professora da Universidade de Passo Fundo (UPF).

Referências

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Publicado

06.01.2022

Como Citar

MORAES, Gisele Benck de; SILVEIRA, Mariane Rocha. Competência leitora em espanhol: um estudo com universitários brasileiros. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 16, n. 1, p. 183–209, 2022. DOI: 10.14393/DL49-v16n1a2022-8. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/59339. Acesso em: 15 maio. 2025.