Paisagem linguística de Timor-Leste

multilinguismo e política linguística

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL44-v14n4a2020-6

Palavras-chave:

Paisagem linguística, Timor-Leste, Multilinguismo, Política Linguística

Resumo

A Constituição da República Democrática de Timor-Leste estabelece o português e o tétum como línguas oficiais, reconhecendo o inglês e o indonésio apenas como línguas de trabalho e determinando o estudo e a preservação das diversas línguas nacionais. Através da análise de um recorte da paisagem linguística da capital, Díli, este estudo oferece uma perspectiva sobre a representação e distribuição das várias línguas naquela paisagem, enquadrada por uma breve contextualização em termos de política linguística, na tentativa de apurar se existe predominância de alguma(s) língua(s) sobre as outras, de verificar a visibilidade das línguas nacionais e de averiguar se há lugar a outras línguas distintas das nacionais, das oficiais e das de trabalho. Ademais, será feita a comparação dos resultados agora obtidos com aqueles apresentados noutros estudos sobre a mesma temática, naquele mesmo contexto.

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Biografia do Autor

Davi Albuquerque, NELIM-UFG/GEPLE-UnB

Doutor em Linguística pela Universidade de Brasília (UnB). Membro do Núcleo de Estudos de Ecolinguística e Imaginário (NELIM) da Universidade Federal de Goiás (UFG) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguística Ecossistêmica (GEPLE) da Universidade de Brasília (UnB).

Nuno Carlos Almeida, Instituto da Cooperação e da Língua

Mestre em Língua e Cultura Portuguesa, especializado em Metodologia do Ensino do Português (LE/L2), pela Universidade de Lisboa. Perito em língua portuguesa / formador, agente de cooperação do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., em Timor-Leste.

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Publicado

16-08-2020

Como Citar

ALBUQUERQUE, D.; ALMEIDA, N. C. Paisagem linguística de Timor-Leste: multilinguismo e política linguística. Domínios de Lingu@gem, [S. l.], v. 14, n. 4, p. 1197–1244, 2020. DOI: 10.14393/DL44-v14n4a2020-6. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/51762. Acesso em: 7 out. 2022.