As características sistemáticas de recursos multimodais mobilizados por uma criança com TEA em turnos de fala corporificados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL40-v14n1a2020-2

Palavras-chave:

Análise Multimodal, Transtorno do Espectro do Autismo, Gestalt Multimodal Complexa

Resumo

Este artigo visa a analisar os recursos multimodais (fala, gesto, objetos, movimentos corporais) mobilizados por Luiza, pseudônimo de uma criança com diagnóstico de Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), e por seus interlocutores familiares durante o processo de construção da atenção conjunta em uma interação cotidiana em ambiente não-institucional. Para tanto, focamos em abordagens que enfatizam os aspectos multimodais da linguagem, destacando a articulação fina entre as produções verbais e gestuais mobilizadas por esse sujeito com TEA como formas linguísticas que produzem uma complexidade estrutural semântica e pragmática que pode contribuir para os estudos sobre as relações entre gestos e gramática, em busca de uma Gestalt (padrão) Multimodal (gesto/postura + fala) Complexa no repertório comunicativo dessa criança. Os achados da análise empreendida sugerem que embora possua algumas restrições do ponto de vista dos recursos verbais, Luiza os mobiliza de modo articulado a recursos não-verbais para construir e para participar da situação interativo-comunicacional. Destarte, a investigação multimodal possibilitou dar visibilidade a uma gama de recursos linguísticos e gestuais empregados por essa criança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ANDRADE, C. K. S. Linguagem e autismo: a multimodalidade no contexto escolar. 2017. 148 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2017.

AUBURN, T.; POLLOCK, C. Laughter and competence: children with severe autism using laughter to joke and tease. In: GLENN, P.; HOLT, E. Studies of laughter in interaction. London: Bloomsbury, 2013. p. 135-160.

AUER, P. On-line syntax: thoughts on the temporality of spoken language. Language sciences, v. 31, n. 1, p. 1-13, 2009. DOI https://doi.org/10.1016/j.langsci.2007.10.004.

AUER, P. The temporality of language in interaction: projection and latency. In: DEPPERMANN, A.; GÜNTHNER, S. D. (ed.). Studies in language and social interaction, v. 27, p. 27-56, 2015. DOI https://doi.org/10.1075/slsi.27.01aue.

BRAIT, B. O processo interacional. In: PRETI, D. (org.) Análise de textos orais. Humanitas: São Paulo, 2010.

COTS, C. P. Quando a linguagem verbal se ausenta, o que há? Relatório Final de Pesquisa. Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Pesquisa Fapesp 14/15206-6, São Paulo, 2015.

COTS, C. P. Recursos interacionais multimodais mobilizados por uma criança com TEA em brincadeiras familiares. 2018. 141 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2018.

CRUZ, F. M. Interação corporificada: multimodalidade, corpo e cognição explorados na análise de conversas envolvendo sujeitos com Alzheimer. Alfa, São Paulo, v. 61, n. 1, p. 55-80, 2017a. DOI https://doi.org/10.1590/1981-5794-1704-3.

CRUZ, F. M. Elementos para uma análise multimodal da interação: um exemplo de correlação linguístico-gestual no autismo. In: Multimodalidade nos estudos discursivos. Trabalho apresentado no VIII EPED (Encontro de Pós-graduandos Universidade de São Paulo/USP), p. 158-179, 2017b.

CRUZ, F. M. Documentação e investigação multimodal de interações envolvendo crianças com autismo: corpo, linguagem e mundo material. Revista Calidoscópio Unisinos, São Leopoldo, v. 16, n. 2, p. 179-193, mai/ago, 2018. DOI https://doi.org/10.4013/cld.2018.162.01.

DELFRATE, C. B.; SANTANA, A. P. O.; MASSI, G. A. A aquisição de linguagem na criança com autismo: um estudo de caso. Psicologia em estudo, Maringá, v. 14, n. 2, p. 321-331, abr./jun, 2009. DOI https://doi.org/10.1590/S1413-73722009000200013.

DINDAR, K.; KORKIAKANGAS, T.; LAITILA, A.; KÄRNÄ, E. Facilitating joint attention with salient pointing in interactions involving children with autism spectrum disorder. Gesture, v. 15, n. 3, p. 372-403, 2016. DOI https://doi.org/10.1075/gest.15.3.06din.

ENFIELD, N. The body as a cognitive artifact in inship representations: hand gesture diagrams by speakers of Lao. Current Anthropology, v. 46, n.1, p. 1-26, 2005.

FENG, H. Studying eye gaze of children with autism spectrum disorders in interaction with a social robot. 2014. 112 f. Thesis (Degree master of Science) – Faculty of the Daniel Felix Ritchie School of Engineering and Computer Science, University of Denver, Denver, 2014. Disponível em:

https://digitalcommons.du.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1192&context=etd. Acesso em: 31 mar. 2019.

GLENN, P. Laughter in interaction. New York: Cambridge University Press, 2003. DOI https://doi.org/10.1017/CBO9780511519888.

GOODWIN, C. Conversational organization: interaction between speakers and hearers. New York: Academic Press, 1981.

GOODWIN, C. Things and their embodied environments. In: LAMBROS, M.; RENFREW, C. (ed.). The cognitive life of things: recasting boundaries of the mind. Cambridge, UK, McDonald Institute for Archaeological Research, 2010. p. 103–120.

GRANDIN, T. Thinking in pictures: and other reports from my life with autism. New York: Vintage Books, 1996. 240 p.

JEFFERSON, G. A technique for inviting laughter and its subsequent acceptance declination. In: PSATHAS, G. (ed.). Everyday language: studies in ethnomethodology. New York: Irvington, 1979. p. 79–96.

KENDON, A. Gesture: visible actions as utterance. Cambridge: Cambridge University Press, 2004. DOI https://doi.org/10.1017/CBO9780511807572.

KLEPPA, L. Estruturas de tópico-comentário na fala reduzida de um sujeito afásico. Estudos linguísticos, São Paulo, v. 43, n. 2, p. 926-939, maio-ago. 2014.

KORKIAKANGAS, T.; RAE, J. The interactional use of eye-gaze in children with autism spectrum disorders. Interaction studies, v. 15, n. 2, p. 233-259, 2014. DOI https://doi.org/10.1075/is.15.2.12kor.

LAI, M. C.; LOMBARDO, M.; BARON-COHEN, S. Autism. The lancet, v. 383, n. 9920, p. 896-910, 2014. DOI https://doi.org/10.1016/S0140-6736(13)61539-1.

LEVINSON S. C.; HOLLER J. The origin of human multi-modal communication. Philosophical. Transactions of the Royal Society, v. 369, n. 1651, 2014. DOI https://doi.org/10.1098/rstb.2013.0302.

LIMA, C. V.; REHBERG, L. L. A multimodalidade da linguagem e os transtornos do espectro do autismo (TEA) num contexto terapêutico semidirigido. In: CAETANO, S.; LIMA-HERNANDES, M. C.; PAULA, F.; RESENDE, B. D.; MÓDOLO, M. (org.). Autismo, linguagem e cognição. 1. ed. Jundiaí: Paco Editorial, 2016. v. 1, p. 57-82.

MIGUENS, S. Conceito de crença, triangulações e atenção conjunta. In: MIGUENS, S.; MAURO, C. E. E. (ed.). Perspectives on rationality, Porto, Universidade do Porto - Faculdade de Letras, p. 99-118, 2006.

MONDADA, L. A referência como trabalho interativo: a construção da visibilidade do detalhe anatômico durante uma operação cirúrgica. In: KOCH, I. V.; MORATO, E. M.; BENTES, A. C. (org.). Referenciação e discurso. São Paulo: Contexto, 2005. p. 11-31.

MONDADA, L. Organisation multimodale de la parole-en-interaction: pratiques incarnées d’introduction des referents. Langue française, n. 175, p. 129-147, 2012. DOI https://doi.org/10.3917/lf.175.0129. Disponível em: https://www.cairn.info/revue-langue-francaise-2012-3-page-129.htm. Acesso em: 31 mar. 2019.

MONDADA, L. The local constitution of multimodal resources for social interaction. Journal of pragmatics, v. 65, p. 137–156, 2014a. DOI https://doi.org/10.1016/j.pragma.2014.04.004. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0378216614000794?via%3Dihub. Acesso em: 31 mar. 2019.

MONDADA, L. Pointing, talk, and the bodies: reference and joint attention as embodied interactional achievements. In: SEYFEDDINIPUR, M.; GULLBERG, M. (org.). From gesture in conversation to visible action as utterance: Essays in honor of Adam Kendon. London: John Benjamins Publishing Company, 2014b. p. 95-124. DOI https://doi.org/10.1075/z.188.06mon.

MONDADA, L. Challenges of multimodality: Language and the body in social interaction. Journal of Sociolinguistics, v. 20, n. 3, 2016. DOI https://doi.org/10.1111/josl.1_12177. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/josl.1_12177. Acesso em: 31 mar. 2019.

SELTING, M. The construction of units in conversational talk. In: SELTING, M. Language in society, Cambridge University Press, v. 29, p. 477-517, 2000. DOI https://doi.org/10.1017/S0047404500004012.

SELTING, M. Syntax and prosody as methods for the construction and identification of turn-constructional units in conversation. In: SELTING, M.; HAKILINEN, A. (ed.). Syntax and lexis in conversation. Amsterdam: John Benjamins, 2005. p. 17-44. DOI https://doi.org/10.1075/sidag.17.04sel.

TOMASELLO, M. Joint attention as social cognition. In: MOORE, C.; DUNHAM, P. J. (ed.). Joint attention: its origins and role in development. Hillsdale, NJ: Erlbaum, 1995. p. 103-130.

TOMASELLO, M. Why we cooperate. Cambridge: MIT Press, 2009. DOI https://doi.org/10.7551/mitpress/8470.001.0001.

Downloads

Publicado

11.02.2020

Como Citar

SANTIAGO, D. V. As características sistemáticas de recursos multimodais mobilizados por uma criança com TEA em turnos de fala corporificados. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 14, n. 1, p. 37–64, 2020. DOI: 10.14393/DL40-v14n1a2020-2. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/47682. Acesso em: 22 jul. 2024.