As características sistemáticas de recursos multimodais mobilizados por uma criança com TEA em turnos de fala corporificados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL40-v14n1a2020-2

Palavras-chave:

Análise Multimodal, Transtorno do Espectro do Autismo, Gestalt Multimodal Complexa

Resumo

Este artigo visa a analisar os recursos multimodais (fala, gesto, objetos, movimentos corporais) mobilizados por Luiza, pseudônimo de uma criança com diagnóstico de Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), e por seus interlocutores familiares durante o processo de construção da atenção conjunta em uma interação cotidiana em ambiente não-institucional. Para tanto, focamos em abordagens que enfatizam os aspectos multimodais da linguagem, destacando a articulação fina entre as produções verbais e gestuais mobilizadas por esse sujeito com TEA como formas linguísticas que produzem uma complexidade estrutural semântica e pragmática que pode contribuir para os estudos sobre as relações entre gestos e gramática, em busca de uma Gestalt (padrão) Multimodal (gesto/postura + fala) Complexa no repertório comunicativo dessa criança. Os achados da análise empreendida sugerem que embora possua algumas restrições do ponto de vista dos recursos verbais, Luiza os mobiliza de modo articulado a recursos não-verbais para construir e para participar da situação interativo-comunicacional. Destarte, a investigação multimodal possibilitou dar visibilidade a uma gama de recursos linguísticos e gestuais empregados por essa criança.

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Publicado

11.02.2020

Como Citar

SANTIAGO, D. V. As características sistemáticas de recursos multimodais mobilizados por uma criança com TEA em turnos de fala corporificados. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 14, n. 1, p. 37–64, 2020. DOI: 10.14393/DL40-v14n1a2020-2. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/47682. Acesso em: 23 nov. 2024.