Reflexão linguística e interpretação textual no ENEM

uma análise do construto das questões objetivas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL43-v14n3a2020-5

Palavras-chave:

Exame Nacional do Ensino Médio, Reflexão linguística, Interpretação textual, Construto

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar as questões de reflexão linguística e interpretação textual da prova de Linguagens, códigos e suas tecnologias do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), verificando se há consonância entre o construto da prova e a Matriz de Referência (MR). Com este estudo, pode-se perceber que há no exame itens que avaliam o conhecimento de forma segmentada, sem estabelecer relação entre conteúdos (MCNAMARA, 1996), um tipo de testagem que pode ser considerada mais confiável e menos válida (BACHMAN, 1990; HUGHES, 1994). Itens que podem ser respondidos com leitura e interpretação textual sem a necessidade de o usuário do exame refletir sobre o conteúdo da questão ou a língua foram os mais encontrados na prova analisada, ainda assim, detectou-se que há uma consonância entre o construto da prova e o exposto previamente na MR.

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Referências

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Publicado

03.05.2020

Como Citar

PISKE, G.; VELOSO, L. da S. Reflexão linguística e interpretação textual no ENEM: uma análise do construto das questões objetivas. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 14, n. 3, p. 830–849, 2020. DOI: 10.14393/DL43-v14n3a2020-5. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/47675. Acesso em: 26 jul. 2024.