Os argumentos quase lógicos e os lugares da argumentação no gênero propaganda oral radiofônica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL40-v14n1a2020-7

Palavras-chave:

Argumentos, Lugares, Propaganda oral

Resumo

Por meio dos estudos retóricos, é possível entender o emprego das técnicas argumentativas utilizadas por oradores para tentar convencer e persuadir determinado auditório social. Diante desse entendimento, este trabalho tem como principal objetivo analisar os argumentos quase lógicos e os lugares da argumentação presentes no gênero propaganda oral radiofônica veiculado na rádio alagoana. Desse modo, o trabalho entende a Retórica como um mecanismo discursivo capaz de verificar como se dá a persuasão nos mais diversos discursos. A partir desse posicionamento, este estudo filia-se, metodologicamente, à perspectiva qualitativa, pois dá ênfase ao processo dos dados e não ao produto final. O olhar descritivo-interpretativista da abordagem qualitativa permite ao pesquisador observar os dados processualmente. Por isso, embasa-se nos referenciais teóricos de Abreu (2009), Aristóteles (2011), Ferreira (2015), Meyer (2007), Perelman e Olbrechts-Tyteca (2014), Santos (2011; 2018), entre outros. O foco da análise é o espaço radiofônico, com destaque para a propaganda oral, que teve como suporte de veiculação uma emissora de rádio do agreste alagoano. Os resultados indicam que os argumentos quase lógicos com a junção dos lugares da argumentação foram utilizados de maneira decisiva pelos oradores, para o acontecimento do gênero propaganda oral radiofônica no rádio alagoano.

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Publicado

11.02.2020

Como Citar

DA ROCHA, M. S.; OLIVEIRA SANTOS, M. F. Os argumentos quase lógicos e os lugares da argumentação no gênero propaganda oral radiofônica. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 14, n. 1, p. 196–217, 2020. DOI: 10.14393/DL40-v14n1a2020-7. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/47597. Acesso em: 22 jul. 2024.