Os argumentos quase lógicos e os lugares da argumentação no gênero propaganda oral radiofônica
DOI:
https://doi.org/10.14393/DL40-v14n1a2020-7Palavras-chave:
Argumentos, Lugares, Propaganda oralResumo
Por meio dos estudos retóricos, é possível entender o emprego das técnicas argumentativas utilizadas por oradores para tentar convencer e persuadir determinado auditório social. Diante desse entendimento, este trabalho tem como principal objetivo analisar os argumentos quase lógicos e os lugares da argumentação presentes no gênero propaganda oral radiofônica veiculado na rádio alagoana. Desse modo, o trabalho entende a Retórica como um mecanismo discursivo capaz de verificar como se dá a persuasão nos mais diversos discursos. A partir desse posicionamento, este estudo filia-se, metodologicamente, à perspectiva qualitativa, pois dá ênfase ao processo dos dados e não ao produto final. O olhar descritivo-interpretativista da abordagem qualitativa permite ao pesquisador observar os dados processualmente. Por isso, embasa-se nos referenciais teóricos de Abreu (2009), Aristóteles (2011), Ferreira (2015), Meyer (2007), Perelman e Olbrechts-Tyteca (2014), Santos (2011; 2018), entre outros. O foco da análise é o espaço radiofônico, com destaque para a propaganda oral, que teve como suporte de veiculação uma emissora de rádio do agreste alagoano. Os resultados indicam que os argumentos quase lógicos com a junção dos lugares da argumentação foram utilizados de maneira decisiva pelos oradores, para o acontecimento do gênero propaganda oral radiofônica no rádio alagoano.
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