Gêneros digitais e alfabetização

propostas com as histórias em quadrinho

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL43-v14n3a2020-2

Palavras-chave:

Alfabetização, Histórias em quadrinhos, Gêneros digitais

Resumo

Este trabalho busca refletir acerca do ensino da produção de textos na alfabetização com base no trabalho com gêneros textuais digitais. Em específico, tenta demonstrar como gêneros do tipo história em quadrinhos, transmutados ou produzidos em softwares digitais, podem ser trabalhados como objetos de ensino e de aprendizagem da língua em turmas de alunos em fase de alfabetização. Para isso, encontra respaldo na noção de gênero de Bakhtin (1992, 2006), na discussão acerca dos gêneros da história em quadrinhos de Mendonça (2005), Vergueiro (2009, 2014) e Ramos (2009), além de estudos de Koch (1998), Marcuschi (2008) e Silva (2018) que tratam do ensino de produção de textos.  Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa cuja abordagem é qualitativa, com viés descritivo. Por fim, enfatiza-se a produtividade de propostas com o gênero discutido.

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Publicado

09.04.2020

Como Citar

DA SILVA, A. A. Gêneros digitais e alfabetização: propostas com as histórias em quadrinho. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 14, n. 3, p. 763–789, 2020. DOI: 10.14393/DL43-v14n3a2020-2. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/47588. Acesso em: 8 out. 2024.

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