Padrões de seleção categorial resultantes da prática da tradução interlinguística por estudantes do ensino superior em Moçambique

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL38-v13n2a2019-5

Palavras-chave:

Seleção categorial, Tradução interlinguística, Estudantes, Ensino Superior, Moçambique

Resumo

Este artigo tem por objetivo descrever os padrões de seleção categorial resultantes da prática da tradução interlinguística por estudantes do ensino superior em Moçambique. Do ponto de vista metodológico, toma-se como base um corpus constituído por 114 frases produzidas por 40 estudantes finalistas do curso de Tradução Inglês/Português da Faculdade de Letras e Ciências Sociais da Universidade Eduardo Mondlane em Moçambique. Os resultados do presente estudo mostram que o processo de tradução interlinguística coloca às informantes dificuldades relacionadas com a adequação linguística. Uma das áreas da gramática do Português que se revela problemática no processo de tradução é o estabelecimento das propriedades de seleção categorial dos itens lexicais ao nível dos argumentos preposicionados, nominais e frásicos.

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Biografia do Autor

Carlito Antonio Companhia, Universidade Eduardo Mondlane, Mocambique

Departamento de Linguas, Faculdade de Letras e Ciências Sociais, Maputo.

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Publicado

08.07.2019

Como Citar

COMPANHIA, C. A. Padrões de seleção categorial resultantes da prática da tradução interlinguística por estudantes do ensino superior em Moçambique. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 13, n. 2, p. 552–576, 2019. DOI: 10.14393/DL38-v13n2a2019-5. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/45212. Acesso em: 5 nov. 2024.