O uso de conectores resultativos em corpora de aprendizes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL37-v13n1a2019-17

Palavras-chave:

Inglês para fins acadêmicos, Corpus de aprendizes, Conectores resultativos

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar um estudo sobre o uso dos seguintes elementos de coesão textual: so, therefore, e thus na escrita de redações de estudantes universitários brasileiros. Poucos estudos baseados em corpora foram desenvolvidos sobre o uso de elementos de coesão na escrita de alunos universitários brasileiros em relação à escrita de universitários ingleses e americanos. Destacam-se Matte e Sarmento (2018) e Dutra et al. (2017) que observaram diferenças entre os grupos quanto ao uso de elementos que expressam adição. Neste trabalho comparamos as ocorrências dos elementos de coesão resultativos, os quais podem ser chamados de conectores resultativos[1], no Corpus de Inglês para Fins Acadêmicos (CorIFA), no Corpus do Inglês sem Fronteiras (CorIsF) e no Louvain Corpus of Native English Essays (LOCNESS). Identificamos esses elementos utilizando o AntConc 3.4.4 (ANTHONY, 2016), analisando linhas de concordância e classificando sua posição sintática e seu sentido em cada sentença. Em seguida, os dados foram submetidos ao teste estatístico log-likelihood e o subuso ou sobreuso dos itens foram investigados. Os resultados indicam diferenças, principalmente, em relação à posição sintática e ao sentido do conector. A análise dessas diferenças é relevante, pois contribuem para uma melhor compreensão do discurso acadêmico escrito de aprendizes universitários brasileiros e podem, futuramente, auxiliar professores e autores de materiais didáticos que tenham como foco o ensino de inglês para fins acadêmicos.

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Biografia do Autor

Deise Prina Dutra, UFMG

Professora Associada da Faculdade de Letras da UFMG.  Atua na graduação - habilitação em inglês e na pós-graduação (Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos) nas linhas de estudos baseados em corpora

Bárbara Malveira Orfanó, UFMG

Professora de Inglês para Fins Acadêmicos e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (PosLin) - UFMG

Valdenia Carvalho Almeida, UFV

Professora de Inglês do Colégio de Aplicação (COLUNI) - UFV

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Publicado

03.02.2019

Como Citar

DUTRA, D. P.; ORFANÓ, B. M.; ALMEIDA, V. C. O uso de conectores resultativos em corpora de aprendizes. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 13, n. 1, p. 400–431, 2019. DOI: 10.14393/DL37-v13n1a2019-17. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/42061. Acesso em: 17 nov. 2024.