Por uma abordagem sócio-histórica no ensino de língua portuguesa
breves considerações
DOI:
https://doi.org/10.14393/DL37-v13n1a2019-12Palavras-chave:
Ensino, Língua Portuguesa, Livro didático, Perspectiva sócio-históricaResumo
Trabalhar com o ensino de Língua Portuguesa (LP) significa pensar na formação integral do ser humano, uma vez que este está relacionado a aspectos históricos, sociais etc. Por conseguinte, é imprescindível a abordagem dos aspectos extralinguísticos da língua tanto no ensino básico quanto na formação do docente de LP. Em vista disso, esse trabalho tem como objetivo analisar o processo de ensino-aprendizagem da língua através das contribuições dos estudos da Linguística Histórica e da Sociolinguística, os quais preconizam a língua como objeto dinâmico, variável e heterogêneo, pois consideramos que a ausência dos conteúdos sócio-históricos da língua ocasiona a perpetuação da discriminação linguística no ambiente escolar, assim como na sociedade de modo geral. Para tanto, nosso corpus se constituiu de um livro didático destinado ao oitavo ano do Ensino Fundamental II, bem como dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs) de Letras Português e Letras Português e Inglês da UFG-RC, com o intuito de observar como neles está sendo proposto o ensino de língua(gem). Com vistas a atingir o nosso objetivo, baseamo-nos em Ilari e Basso (2014) e Silva (2008) para abordar brevemente a história da língua portuguesa e, a respeito da teoria da mudança e da variação linguística, usamos, respectivamente, Faraco (2005) e Bagno (2007). Para a análise do livro didático, nos baseamos no PNLD (Brasil, 2017), em Dionisio (2005), Salzano (2004) e Silveira et al (2016). Além disso, fizemos uma reflexão breve acerca dos PPCs, à luz de Barros (1997), Coelho (2005), Monteiro (2012) e Mattos e Silva (2008).
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