A interação sintaxe-prosódia em usos de vírgula em esquema duplo

apontamentos para o ensino de pontuação

Autores

  • Geovana Soncin Universidade Estadual Paulista
  • Aline de Azevedo Rodrigues Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL35-v12n3a2018-8

Palavras-chave:

Letramento, Escrita, Pontuação, Sintaxe, Prosódia

Resumo

O objetivo deste artigo é identificar e descrever, por meio da interface entre sintaxe e prosódia, flutuações entre usos de vírgulas em esquema duplo em textos produzidos por alunos de 8º e 9º anos, etapa final do Ensino Fundamental brasileiro. Na análise, são feitas aproximações entre aspectos sintáticos e prosódicos que caracterizam esses usos e, a partir delas, fazemos considerações a respeito do ensino da pontuação, particularmente do emprego de vírgulas. Os resultados apontam, por um lado, um comportamento diferente de emprego de vírgulas em estruturas explicativas e estruturas adverbiais; por outro lado, eles apontam que determinadas estruturas sintáticas envolvidas no uso de vírgula em esquema duplo estão em relação estreita com determinados fatores prosódicos do Português Brasileiro, tais como a extensão de frases entoacionais e o acento mais proeminente desse constituinte prosódico. Considerando os resultados obtidos, argumentamos a favor da dimensão prosódica como parte integrante do processo de escrita, o que corrobora a concepção da constituição da escrita como heterogênea, bem como a concepção de multidimensionalidade dos sinais de pontuação.

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Biografia do Autor

Geovana Soncin, Universidade Estadual Paulista

Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual Paulista com ênfase em Análise Linguística. Pesquisadora associada ao Departamento de Estudos Linguísticos e Literários, da Universidade Estadual Paulista, no câmpus de São José do Rio Preto. Atualmente é bolsista de Pós-Doutorado (FAPESP). 

Aline de Azevedo Rodrigues, Universidade Estadual Paulista

Licenciada em Letras (Português- Inglês) pela Universidade Estadual Paulista, mestranda do programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da mesma mesma universidade no Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas em São José do Rio Preto.

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Publicado

21.09.2018

Como Citar

SONCIN, G.; DE AZEVEDO RODRIGUES, A. A interação sintaxe-prosódia em usos de vírgula em esquema duplo: apontamentos para o ensino de pontuação. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 12, n. 3, p. 1571–1606, 2018. DOI: 10.14393/DL35-v12n3a2018-8. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/40616. Acesso em: 23 dez. 2024.