Estudo da variação no uso do artigo em português L2 por falantes de língua materna chinesa

Autores

  • Zhang Jing Universidade de Macau

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL34-v12n2a2018-17

Palavras-chave:

Artigo, Português como L2, Aprendizes Chineses

Resumo

O presente trabalho apresenta um estudo sobre variações no uso do artigo em português por aprendizes que têm o chinês como língua materna, com o objetivo de testar a Hipótese de Análise Sintática Errada (Syntactic Misanalysis Account - SMA) na representação do artigo em gramáticas de aprendizes de segunda língua (L2). Proposta por Trenkic (2007, 2008), essa hipótese prevê que a escolha do artigo seja influenciada pela identificabilidade objetiva dos referentes e os artigos serão tratados como adjetivos processuais. O foco do estudo é direcionado na tendência dos aprendizes chineses em omitir, com mais facilidade, o artigo na construção, em português, de nomes modificados por adjetivo (Art+N+Adj) do que de nomes sem nenhum modificador (Art+N). Os dados recolhidos da produção escrita e oral em português L2 mostram que a SMA serve para explicar as variações detectadas no uso do artigo em português pelos aprendizes chineses.

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Publicado

29.06.2018

Como Citar

JING, Z. Estudo da variação no uso do artigo em português L2 por falantes de língua materna chinesa. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 12, n. 2, p. 1144–1161, 2018. DOI: 10.14393/DL34-v12n2a2018-17. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/40524. Acesso em: 21 nov. 2024.