Jogos digitais para alfabetização
avaliando e reconfigurando o jogo “Batalha Naval”
DOI:
https://doi.org/10.14393/DL33-v12n1a2018-23Palavras-chave:
Jogos digitais, Atividades lúdicas, LeituraResumo
Neste artigo, propomo-nos a avaliar e reconfigurar o jogo digital “Batalha Naval” e verificar se e como ele se constitui como um instrumento propício para o desenvolvimento da leitura de alunos do Ensino Fundamental I. O referido jogo foi construído no projeto de pesquisa “Práticas Escolares para o Desenvolvimento do Letramento Digital - PREDLED”, que tem como um dos objetivos criar jogos e atividades que contribuam para a ampliação da leitura e da escrita de alunos da Educação Básica. Esta pesquisa caracteriza-se por ter uma abordagem de análise qualitativa e quantitativa, tendo como referências principais os autores Ferreiro (1995), Santos (1997), Tarouco, Roland, Fabre e Konrath (2004), Soares e Batista (2005), Ribeiro e Coscarelli (2009), Pery, Cardoso e Nunes (2010), Prensky (2012) e Luckesi (2014). Para a coleta de dados, utilizamos o jogo digital “Batalha Naval”, expondo-o nas redes sociais para ser jogado e avaliado através de uma enquete que continha perguntas relacionadas a instruções, feedback, funcionalidade, contextualização, leitura, ludicidade, possibilidades e desafios. Os resultados mostraram que o “Batalha Naval” é um jogo propício para ampliação do processo de leitura de alunos, podendo trazer benefícios para a alfabetização de crianças, no entanto, possuía algumas incoerências que foram reconfiguradas.Downloads
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