A influência da segmentação linguística na recepção de legendas para surdos e ensurdecidos (LSE) em documentários televisivos

Autores

  • Patrícia Araújo Vieira Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Vera Lúcia Santiago Araujo Universidade Estadual do Ceará (UECE)

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL32-v11n5a2017-22

Palavras-chave:

Tradução Audiovisual, Acessibilidade, Legendagem para surdos e ensurdecidos, Movimentação ocular, Segmentação linguística.

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa que investigou a influência da segmentação linguística em legendas de velocidade lenta (145 palavras por minuto) e rápida (180 palavras por minuto). Para abordar esta questão, foi realizado um estudo, em duas fases, tendo como corpus trechos de documentários televisivos. A primeira fase verificou o custo do processamento na movimentação ocular em legendas de duas linhas nas duas velocidades com e sem problemas de segmentação linguística. A segunda procurou observar se as respostas dos participantes a relatos e questionários indicavam a influência da segmentação linguística durante a recepção. A pesquisa contou com 16 participantes, sendo 8 surdos e 8 ouvintes, assistindo a quatro trechos diferentes de documentários com a LSE manipulada em quatro condições experimentais: lenta e bem segmentada (LBS), lenta e mal segmentada (LMS), rápida e bem segmentada (RBS) e rápida e mal segmentada (RMS). Os dados estatísticos revelaram que a condição RBS é a mais confortável para surdos e ouvintes na recepção de documentários televisivos. Os resultados sugerem que problemas de segmentação linguística na LSE influenciam tanto no processamento da leitura de legendas quanto no conforto durante a recepção de documentários televisivos.

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Biografia do Autor

Patrícia Araújo Vieira, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Patrícia Araújo Vieira é Professora Assistente da Universidade Federal do Ceará (UFC) do curso Letras Libras. Tem mestrado e doutorado em Linguística Aplicada, tendo como foco de pesquisa a leitura e o ensino do português como segunda língua para surdos e também acessibilidade aos meios audiovisuais aos surdos e ensurdecidos por meio de legendagem para surdos e ensurdecidos.

Vera Lúcia Santiago Araujo, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Vera Lúcia Santiago Araújo é Professora Associada da Universidade Estadual do Ceará (UECE), onde atua no Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada. Tem como foco de pesquisa a acessibilidade aos meios audiovisuais de pessoas com deficiência sensorial por meio da legendagem para surdos e ensurdecidos e audiodescrição. Este artigo apresenta resultados parciais de seu projeto de produtividade financiado pelo CNPq.

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Publicado

21.12.2017

Como Citar

VIEIRA, P. A.; SANTIAGO ARAUJO, V. L. A influência da segmentação linguística na recepção de legendas para surdos e ensurdecidos (LSE) em documentários televisivos. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 11, n. 5, p. 1797–1824, 2017. DOI: 10.14393/DL32-v11n5a2017-22. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/36913. Acesso em: 24 dez. 2024.