Impacto da leitura intensiva em língua inglesa no repertório lexical

uma análise quantitativa

Autores

  • Eduardo Batista da Silva Universidade Estadual de Goiás
  • Leidiane Cardoso de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL21-v10n1a2016-19

Palavras-chave:

Léxico, Leitura, Vocabulário fundamental, Ensino, Língua inglesa

Resumo

A leitura pode servir como fonte de vocabulário para o aprendiz de língua inglesa. Nesse contexto, o objetivo geral deste trabalho é analisar o desempenho de aprendizes de língua inglesa, com o propósito de investigar se por meio da exposição continuada a textos escritos com as palavras mais comuns do inglês ocorre aquisição incidental de vocabulário. Os objetivos específicos são os seguintes: 1) conscientizar professores e pesquisadores a respeito da relevância da leitura na aula de inglês e 2) discutir aspectos quantitativos relacionados ao vocabulário. A fundamentação teórica recorre principalmente às contribuições da Linguística de Córpus e da Linguística Aplicada. Quanto à metodologia, após a seleção dos participantes, foi aplicado um teste conhecido como Vocabulary Knowledge Scale (VKS), que avalia o autorreconhecimento acerca de palavras-alvo. O VKS foi aplicado antes e depois da entrega de 20 textos. No pré-teste, 14,3% das palavras-alvo eram conhecidas por mais da metade dos sujeitos, ao passo que no pós-teste, 66,7% das palavras-alvo eram conhecidas por mais da metade deles. Os resultados apontam que as atividades baseadas na leitura visando a prática lexical propiciam um alto índice de aquisição incidental.

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Biografia do Autor

Eduardo Batista da Silva, Universidade Estadual de Goiás

Estudos Linguísticos

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Publicado

30.03.2016

Como Citar

DA SILVA, E. B.; OLIVEIRA, L. C. de. Impacto da leitura intensiva em língua inglesa no repertório lexical: uma análise quantitativa. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 10, n. 1, p. 380–406, 2016. DOI: 10.14393/DL21-v10n1a2016-19. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/33042. Acesso em: 22 dez. 2024.