Revisão textual-interativa

aspectos teórico-metodológicos

Autores

  • Renilson José Menegassi Universidade Estadual de Maringá
  • Denise Moreira Gasparotto Instituto Federal Catarinense - Campus Videira

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL23-v10n3a2016-13

Palavras-chave:

Revisão textual interativa, Reescrita, Formação docente

Resumo

Neste estudo, discutimos acerca do trabalho docente de revisão de textos, enfocando a abordagem textual-interativa de revisão, proposta por Ruiz (2010). Dada a pertinência e a abrangência da proposta dessa autora, apresentamos alternativas metodológicas de trabalho em situação de ensino, isto é, apresentamos e analisamos estratégias específicas de revisão textual-interativa: apontamento, questionamento e comentário, considerando-as como diferenciadas. Cientes da demanda de estudos voltados ao professor sobre o trabalho com a escrita em sala de aula, objetivamos oferecer subsídios metodológicos que colaborem e orientem a prática docente na revisão e reescrita de textos. A análise apontou a efetividade das propostas apresentadas ao se considerar aspectos do contexto imediato e mais amplo, como: objetivo da revisão, gênero discursivo produzido, aspecto do gênero enfocado e nível de escolaridade do aluno.

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Biografia do Autor

Denise Moreira Gasparotto, Instituto Federal Catarinense - Campus Videira

Mestre em Letras pela Universidade Estadual de Maringá

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Publicado

26.08.2016

Como Citar

MENEGASSI, R. J.; GASPAROTTO, D. M. Revisão textual-interativa: aspectos teórico-metodológicos. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 10, n. 3, p. 1019–1045, 2016. DOI: 10.14393/DL23-v10n3a2016-13. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/33021. Acesso em: 27 jul. 2024.

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