O trabalho com a pontuação em Sala de Apoio

mediações colaborativas e pedagógicas

Autores

  • Cristiane Malinoski Pianaro Angelo Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO
  • Renilson José Menegassi Universidade Estadual de Maringá.

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL21-v10n1a2016-18

Palavras-chave:

Formação docente contínua, Sala de Apoio à Aprendizagem, Pontuação, Pesquisa colaborativa

Resumo

Este artigo aborda as mediações colaborativas e pedagógicas no âmbito de formação contínua do professor de uma Sala de Apoio à Aprendizagem de Língua Portuguesa – SAALP, 6º ano do Ensino Fundamental, na região Centro-Sul do Estado do Paraná, tomando-se especificamente a situação de trabalho de ensino da pontuação. Ao partir dos conceitos da teoria histórico-cultural e dos pressupostos da pesquisa colaborativa, buscou-se orientar e acompanhar a prática de um professor de SAALP na abordagem da pontuação em sala de aula. A coleta de dados deu-se posteriormente a intervenções teórico-metodológicas de modo colaborativas com o docente, propiciando-lhe aportes teóricos e discussões orientadas a respeito da pontuação e de seu ensino nas aulas de língua portuguesa. Os resultados apontam que, a partir das ações colaborativas, o professor: a) toma a pontuação como objeto de ensino em SAALP; b) passa a conduzir os alunos a constatar, concluir e pensar acerca da funcionalidade da pontuação no texto; c) reflete com os alunos acerca da importância da pontuação no texto; d) constrói possibilidades de trabalho com os sinais de pontuação, realizando ações que estavam além de suas proposições iniciais.

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Biografia do Autor

Cristiane Malinoski Pianaro Angelo, Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

Doutora em Letras. Docente do Departamento de Letras da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO.

Renilson José Menegassi, Universidade Estadual de Maringá.

Doutor em Letras. Docente do Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Estadual de Maringá

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Publicado

30.03.2016

Como Citar

ANGELO, C. M. P.; MENEGASSI, R. J. O trabalho com a pontuação em Sala de Apoio: mediações colaborativas e pedagógicas. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 10, n. 1, p. 349–379, 2016. DOI: 10.14393/DL21-v10n1a2016-18. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/32384. Acesso em: 22 dez. 2024.

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