Estágio Supervisionado como componente curricular catalisador de saberes na formação inicial do professor

Autores

  • Wagner Rodrigues Silva Universidade Federal do Tocantins, Campus Universitário de Palmas
  • Bruno Gomes Pereira Universidade Federal do Tocantins - UFTCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL21-v10n1a2016-8

Palavras-chave:

Ensino de Língua, História das disciplinas escolares, Políticas Curriculares

Resumo

Caracterizamos as disciplinas de estágio supervisionado obrigatório das licenciaturas como componentes curriculares catalisadores de saberes necessários à formação inicial do professor. Desenvolvemos uma análise crítica e comparativa entre as ementas das disciplinas de estágio supervisionado e demais disciplinas da matriz curricular de uma Licenciatura em Língua Portuguesa. Esta pesquisa está situada no campo indisciplinar da Linguística Aplicada, sendo a investigação do tipo documental e desenvolvida a partir de uma abordagem qualitativa. As análises revelaram que as disciplinas de estágio se diferenciam dos demais componentes curriculares por proporcionarem alguma articulação entre teorias acadêmicas e demandas da prática pedagógica no local de trabalho do professor.

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Biografia do Autor

Wagner Rodrigues Silva, Universidade Federal do Tocantins, Campus Universitário de Palmas

Doutorado (2006) em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP e pós-doutorado em Linguística Aplicada pela The Hong Kong Polytechnic University - PolyU (2014). Professor Associado da Universidade Federal do Tocantins - UFT.

Bruno Gomes Pereira, Universidade Federal do Tocantins - UFTCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES

Mestre em Ensino de Língua e Literatura (Estudos Linguísticos) pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Doutorando em Ensino de Língua e Literatura (Estudos Linguísticos) também pela UFT e bolsista CAPES.

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Publicado

30.03.2016

Como Citar

SILVA, W. R.; PEREIRA, B. G. Estágio Supervisionado como componente curricular catalisador de saberes na formação inicial do professor. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 10, n. 1, p. 146–165, 2016. DOI: 10.14393/DL21-v10n1a2016-8. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/32164. Acesso em: 22 dez. 2024.