Uma discussão acerca da aplicação do Perceptual Assimilation Model-L2 à percepção fônica de língua estrangeira

questões de pesquisa e desafios teóricos

Autores

  • Reiner Vinicius Perozzo Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Ubiratã Kickhöfel Alves Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL22-v10n2a2016-13

Palavras-chave:

Ecologia da percepção, Gesto articulatório, PAM-L2, Percepção fônica estrangeira

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de apontar possíveis alterações ao Perceptual Assimilation Model-L2 [PAM-L2 (BEST; TYLER, 2007)], modelo de percepção da fala em segunda língua, para que o mesmo dê conta da percepção fônica em contexto de línguas estrangeiras. Para tanto, apresentamos o PAM-L2 e suas diretrizes, visitamos alguns estudos nacionais que se utilizaram do modelo e problematizamos suas bases fonológica e filosófica. Neste sentido, advogamos pela instauração do gesto acústico-articulatório concebido por Albano (2001) como unidade perceptual e defendemos o realismo indireto como teoria filosófica para acomodar a percepção fônica no cenário estrangeiro da aprendizagem perceptual. Concluímos nossa exposição levantando alguns pontos teóricos e metodológicos que merecem atenção quando tratamos da percepção fônica em língua estrangeira, fundamentais ao modelo em sua totalidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALBANO, E. O Gesto e suas Bordas: Esboço de Fonologia Acústico-Articulatória do Português Brasileiro. Campinas: Mercado de Letras, 2001.

ALLAN, D. Oxford Placement Test 1. Oxford: Oxford University Press, 2004.

ALVES, U.; ZIMMER, M. Percepção e Produção dos Padrões de VOT do Inglês por Aprendizes Brasileiros: O Papel de Múltiplas Pistas Acústicas sob uma Perspectiva Dinâmica. Alfa: Revista de Linguística, V. 59, p. 157-180, 2015. http://dx.doi.org/10.1590/1981-5794-1502-7

ANTONIOU, M.; TYLER, M.; BEST, C. Two Ways to Listen: Do L2-Dominant Bilinguals Perceive Stop Voicing According to Language Mode? Journal of Phonetics. V. 40, p. 582-594, 2012. http://dx.doi.org/10.1016/j.wocn.2012.05.005

BECKNER, C.; BLYTHE, R.; BYBEE, J.; CHRISTIANSEN, M.; CROFT, W.; ELLIS, N.; HOLLAND, J.; KE, J.; LARSEN-FREEMAN, D.; SCHOENEMANN, T. Language is a Complex Adaptive System: Position Paper. Language Learning, V. 59, p. 1-26, 2009. http://dx.doi.org/10.1111/j.1467-9922.2009.00533.x

BEST, C. A Direct Realist View of Cross-language Speech Perception. In: STRANGE, W. (Ed.). Speech Perception and Linguistic Experience: Theoretical and Methodological Issues in Cross-Language Speech Research. Timonium: York Press, 1995. p. 167-200.

BEST, C.; TYLER, M. Nonnative and Second-Language Speech Perception: Commonalities and Complementarities. In: BOHN, O.; MUNRO, M. (Orgs.). Language Experience in Second Language Speech Learning: In honor of James Emil Flege. Filadélfia: John Benjamins Publishing Company, 2007, p. 13-34. http://dx.doi.org/10.1075/lllt.17.07bes

BETTONI-TECHIO, M. Perceptual Training and Word Initial /s/-Clusters in Brazilian Portuguese/English Interphonology. 2008. 214 f. Tese (Doutorado em Letras)—Faculdade de Letras, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2008.

BROWMAN, C.; GOLDSTEIN, L. Articulatory Gestures as Phonological Units. Haskins Laboratories Status Report on Speech Research. V. 100, p. 69-101, 1992.

BROWMAN, C.; GOLDSTEIN, L. Articulatory Phonology: An Overview. Haskins Laboratories Status Report on Speech Research. V. 112, p. 23-42, 1992. http://dx.doi.org/10.1159/000261913

BROWN, D. Indirect Perceptual Realism and Demonstratives. Philosophical Studies. V. 145, p. 377-394, 2009. http://dx.doi.org/10.1007/s11098-008-9237-x

BROWN, P.; ROEDIGER, H.; MCDANIEL, M. Make It Stick: The Science of Successful Learning. Cambridge: Harvard University Press, 2014. http://dx.doi.org/10.4159/9780674419377

BUNNIN, N.; YU; J. The Blackwell Dictionary of Western Philosophy. Malden: Blackwell, 2004.

CHAMOT, A; BARNHARD, S.; EI-DINARY, P.; CARBONARO, G.; ROBBINS, J. Methods for Teaching Learning Strategies in the Foreign Language Classroom and Assessment of Language Skills for Instruction: Final Report. Washington: Georgetown University, 1993.

DANCY, J. Epistemologia Contemporânea. Cambridge: Harvard University Press, 1985.

DE BOT, K.; LOWIE, W.; VERSPOOR, M. A Dynamic Systems Theory Approach to Second Language Acquisition. Bilingualism: Language and Cognition, V. 10, n. 1, p. 7–21, 2007. http://dx.doi.org/10.1017/S1366728906002732

DELATTRE, P.; LIBERMAN, A.; COOPER, F. Acoustic Loci and Transitional Cues for Consonants. Journal of the Acoustical Society of America, V. 27, n. 4, 1955, p. 769-773. http://dx.doi.org/10.1121/1.1908024

FEIDEN, J.; ALVES, U.; FINGER, I. O Efeito da Anterioridade e da Altura na Identificação das Vogais Médias Altas e Médias Baixas do Português Brasileiro por Falantes de Espanhol. Letras de Hoje. V. 49, n. 1, p. 85-94, 2014. http://dx.doi.org/10.15448/1984-7726.2014.1.14715

FEIDEN, J.; PEROZZO, R.; FINGER, I.; FONTES, A. Percepção de Vogais Médias Altas e Médias Baixas do Português Brasileiro por Falantes de Espanhol em Tarefa de Discriminação Categórica. In: ALVES, U. (Org.). Aquisição Fonético-Fonológica de Língua Estrangeira: Investigações Rio-Grandenses e Argentinas em Discussão. São Paulo: Pontes (no prelo).

FLEGE, J. Second Language Speech Learning: Theory, Findings, and Problems. In: STRANGE, W. (Ed.). Speech Perception and Linguistic Experience: Theoretical and Methodological Issues in Cross-Language Speech Research. Timonium: York Press, 1995. p. 233-272.

FOWLER, C. Coarticulation and Theories of Extrinsic Timing. Haskins Laboratories Status Report on Speech Research. V. 8, p. 113-133, 1980. http://dx.doi.org/10.3758/BF03211675

FOWLER, C. An Event Approach to the Study of Speech Perception from a Direct-Realist Perspective. Journal of Phonetics, V. 14, p. 3-28, 1986.

FOWLER, C. Invariants, Specifiers, Cues: An Investigation of Locus Equations as Information for Place of Articulation. Perception & Psychophysics. V. 55, n. 6, 1994, 597-610.

FOWLER, C. Listeners Do Hear Sounds, not Tongues. Journal of the Acoustical Society of America, V. 99, p. 1730-1741, 1996. http://dx.doi.org/10.1121/1.415237

GASS, S.; SELINKER, L. Second Language Acquisition: An Introductory Course. 3. ed. Nova Iorque: Routledge, 2008.

GAZZANIGA, M.; HEATHERTON, T.; HALPERN, D.; HEINE, S. Psychological Science. Nova Iorque: W.W. Norton & Company, 2012.

GIBSON, J. The Ecological Approach to Visual Perception. Nova Iorque: Psychology Press, 1986.

GOLDSTEIN, L.; FOWLER, C. Articulatory Phonology: A Phonology for Public Language Use. In: SCHILLER, N.; MEYER, A. (Eds.). Phonetics and Phonology in Language Comprehension and Production, Mouton de Gruyter, 2003. p. 159-207. http://dx.doi.org/10.1515/9783110895094.159

GUTIERRES, A.; BATTISTI, E. A Variação da Nasal Velar por Aprendizes Brasileiros de Inglês. Anais do X Encontro do CELSUL, 2012.

JACKSON, F. Perception. Nova Iorque: Cambridge University Press, 1977.

JACKSON, F. Representative Realism. In: DANCY, J.; SOSA, E.; STEUP, M. (Eds.). A Companion to Epistemology. 2. ed. Malden: Blackwell, 2010. p. 702-705.

KLUGE, D. Brazilian EFL Learners’ Identification of Word-Final /m-n/: Native/Non-native Realizations and Effect of Visual. 2009. 189 f. Tese (Doutorado em Letras)—Faculdade de Letras. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2009.

KLUGE, D. Perception and Production of Final Nasals by Brazilians Learners of English. 2004. 175 f. Dissertação (Mestrado em Letras)—Faculdade de Letras. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2004.

KOERICH, R. Perception and Production of Word-Final Vowel Epenthesis by Brazilian EFL Students. 2002. 261 f. Tese (Doutorado em Letras)—Faculdade de Letras, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2002.

KOSSLYN, S.; KOENIG, O. Wet Mind: The New Cognitive Neuroscience. New York: Free Press, 1995.

KRAMER, A.; WIEGMANN, D.; KIRLIK, A. Attention: from Theory to Practice. Nova Iorque: Oxford University Press, 2007.

LECLERCQ, M.; ZIMMERMANN, P. Applied Neuropsychology of Attention: Theory, Diagnosis and Rehabilitation. Londres: Psychology Press, 2005.

LIBERMAN, A. M.; MATTINGLY, I. G. The Motor Theory of Speech Perception Revised. In: Cognition, V. 21, p.1-36, 1985. http://dx.doi.org/10.1016/0010-0277(85)90021-6

LUND, N. Attention and Pattern Recognition. Filadélfia: Routledge, 2001.

MCLAUGHLIN, B. Theories of Second Language Learning. Londres: Edward Arnold Press, 1987.

MILDNER, V. The Cognitive Neuroscience of Human Communication. Nova Iorque: Taylor & Francis Group, 2008.

MOORE, D. H. The Perception of English Word-Final /l/ by Brazilian Learners. 2008. 140 f. Dissertação (Mestrado em Letras)—Faculdade de Letras. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2008.

MOUND, B. Perception. Durham: Acumen, 2003.

NISHIDA, G. Sobre Teorias de Percepção da Fala. 2012. 174 f. Tese (Doutorado em Letras)—Faculdade de Letras. Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2012.

OHALA, J. Speech Perception is Hearing Sounds, not Tongues. Journal of the Acoustical Society of America, V. 99, p.1718-1725, 1996. http://dx.doi.org/10.1121/1.414696

PEROZZO, R. V. Percepção de Oclusivas Não Vozeadas sem Soltura Audível em Codas Finais do Inglês (L2) por Brasileiros: O Papel do Contexto Fonético-Fonológico, da Instrução Explícita e do Nível de Proficiência. 2013. 191 f. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Letras)—Instituto de Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.

RAUBER, A. Perception and Production of English Vowels by Brazilian EFL Speakers. 2006. 218 f. Tese (Doutorado em Letras)—Faculdade de Letras. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2006.

REIS, M. The Perception and Production of English Interdental Fricatives by Brazilian EFL Learners. 2006. 186 f. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Letras)—Faculdade de Letras, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2006.

REIS, M. The Perception and Production of the English Voiceless Interdental Fricative by Speakers of European French and Brazilian Portuguese. 2010. 271 f. Tese (Doutorado em Letras)—Faculdade de Letras. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2010.

SCHWARTZHAUPT, B.; ALVES, U.; FONTES, A. The Role of L1 Knowledge on L2 Speech Perception: Investigating how Native Speakers and Brazilian Learners Categorize Different VOT Patterns in English. Revista de Estudos da Linguagem, V. 23, p. 311-334, 2015. http://dx.doi.org/10.17851/2237-2083.23.2.311-334

SILVA, A. A Variável Tempo nos Estudos em Aquisição. In: BRAWERMAN-ALBINI, A.; GOMES, M. (Orgs.). O Jeitinho Brasileiro de Falar Inglês: Pesquisas sobre a Pronúncia do Inglês por Falantes Brasileiros. São Paulo: Pontes, 2014, p. 33-47.

SILVEIRA, R. Uma Análise da Produção Acadêmica na Área da Interfonologia Português-Inglês. In: RAUBER, A.; WATKINS, M.; SILVEIRA, R.; KOERICH, R. (Orgs.). The Acquisition of Second Language Speech: Studies in Honor of Professor Barbara O. Baptista. Florianópolis: Editora Insular, p. 3-19. 2010.

STYLES, E. Attention, Perception and Memory: an Integrated Introduction. Nova Iorque: Psychology Press, 2005.

ZIMMER, M.; ALVES, U. Uma Visão Dinâmica da Produção da Fala em L2: O Caso da Dessonorização Terminal. Revista da ABRALIN, V. 11, p. 221-272, 2012.

ZIMMER, M.; SILVEIRA, R.; ALVES, U. Pronunciation Instruction for Brazilians: Bringing Theory and Practice Together. New Castle upon Tyne, UK: Cambridge Scholars Publishing, 2009.

Downloads

Publicado

27.06.2016

Como Citar

PEROZZO, R. V.; ALVES, U. K. Uma discussão acerca da aplicação do Perceptual Assimilation Model-L2 à percepção fônica de língua estrangeira: questões de pesquisa e desafios teóricos. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 10, n. 2, p. 733–764, 2016. DOI: 10.14393/DL22-v10n2a2016-13. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/32082. Acesso em: 19 maio. 2024.