A teoria dos códigos linguísticos de Basil Bernstein e a questão da modalidade oral da língua

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Autores

  • Claudiana Nair Pothin Narzetti Universidade do Estado do Amazonas
  • Ayene Nobre Universidade do Estado do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL21-v10n1a2016-15

Palavras-chave:

Sociologia da linguagem, Basil Bernstein, Ensino de língua materna, Sociolinguística

Resumo

Este artigo apresenta resultados de pesquisa, de caráter bibliográfico e histórico, que consistiu em um retorno à teoria dos códigos restrito e elaborado, do sociólogo da linguagem Basil Bernstein, elaborada para caracterizar as diferenças entre a linguagem da classe trabalhadora e a linguagem da classe média, bem como para explicar as implicações do domínio desses códigos para o sucesso escolar dos estudantes. A pesquisa justificou-se por se tratar de um tema atual, isto é, a discrepância entre a linguagem falada pelo estudante das classes populares e a linguagem falada na escola, que está na origem, ainda hoje, de problemas de aprendizagem de língua portuguesa no Brasil. O objetivo foi retornar à teoria dos códigos e, confrontando-a com os recentes adquiridos da linguística, inquirir se essa teoria pode, atualmente, oferecer elementos para elaboração de metodologias de ensino de língua materna. O ponto de vista escolhido foi o das reflexões recentes, elaboradas no campo da linguística, sobre as modalidades oral e escrita da língua. A pesquisa constatou que os códigos dos quais tratou Bernstein podem ser concebidos como usos linguísticos na modalidade oral com diferentes níveis de formalidade. Nessa perspectiva, as reflexões do autor inglês suscitam um trabalho mais intenso com a produção de textos orais nas aulas de língua portuguesa.

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Biografia do Autor

Claudiana Nair Pothin Narzetti, Universidade do Estado do Amazonas

Professora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Letras e Artes e do Curso de Letras da Universidade do Estado do Amazonas

Ayene Nobre, Universidade do Estado do Amazonas

Aluna do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Amazonas. Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM)

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Publicado

30.03.2016

Como Citar

NARZETTI, C. N. P.; NOBRE, A. A teoria dos códigos linguísticos de Basil Bernstein e a questão da modalidade oral da língua: -. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 10, n. 1, p. 286–303, 2016. DOI: 10.14393/DL21-v10n1a2016-15. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/32023. Acesso em: 26 jul. 2024.