Argumentação e ethos em debates televisivos sobre futebol

Autores

  • Lucas Martins Gama Khalil Universidade Federal de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL21-v10n1a2016-2

Palavras-chave:

Argumentação, Ethos, Futebol

Resumo

Este artigo objetiva analisar o funcionamento da argumentação em debates de determinados programas esportivos televisivos. Partimos da assunção de que, embora todo texto tenha uma dimensão argumentativa, é nos textos argumentativos strictu sensu, de acordo com nomenclatura de Travaglia (1991), que podemos identificar, com uma regularidade mais manifesta, tipos de argumentos recorrentes. Nessa perspectiva, a Semântica Argumentativa lida com várias categorizações tipológicas provenientes tanto da Retórica Clássica quanto da chamada Nova Retórica. Nossa hipótese reside na ideia de que, em mesas-redondas de futebol, além de determinados tipos de argumentos emergirem com recorrência, a questão do ethos exerce um papel fundamental. Para desenvolver essa discussão, realizaremos um contraponto entre os debates de dois programas esportivos, um da televisão aberta e outro da televisão fechada, a fim de abordar as diferentes constituições das imagens dos enunciadores nessas situações de argumentação.

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Biografia do Autor

Lucas Martins Gama Khalil, Universidade Federal de Rondônia

Professor do Departamento de Línguas Vernáculas da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Mestre e doutorando em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia.

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Publicado

30.03.2016

Como Citar

KHALIL, L. M. G. Argumentação e ethos em debates televisivos sobre futebol. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 10, n. 1, p. 16–45, 2016. DOI: 10.14393/DL21-v10n1a2016-2. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/31582. Acesso em: 22 jul. 2024.