O Rio de Janeiro e a mulher no léxico de canções da bossa nova

Autores

  • Beatriz Daruj Gil Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL21-v10n1a2016-11

Palavras-chave:

Léxico, Bossa nova, Rio de Janeiro

Resumo

Este artigo trata do léxico de canções da bossa nova que têm como tema o Rio de Janeiro, com o objetivo de expor a relação entre a cidade e a mulher, marcada nesse conjunto vocabular.  Selecionou-se um corpus de sete canções desse gênero musical, produzidas entre 1954 e 1964, e em seguida realizou-se o levantamento e organização do léxico no campo semântico cidade mulher, conjunto linguístico no qual se concentrou a análise, que está fundamentada em orientações dos estudos do léxico (BIDERMAN, 2001; COSERIU, 1977; POTTIER, 1978; VILELA, 1994) e em princípios da análise crítica do discurso sociocognitiva (VAN DIJK, 2003a, 2003b).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Beatriz Daruj Gil, Universidade de São Paulo

Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, área de Filologia e Língua Portuguesa

Referências

BIDERMAN, M. T. C. Fundamentos da Lexicologia. In: ____. Teoria Lingüística: teoria lexical e computacional. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

CASTRO, R. A Bossa Nova. Brigas, nunca mais. In: MOUTINHO, M. (org.). Canções do Rio: a cidade em letra e música. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2009. p.77-91.

CAPONI, S. Sobre guerras e fantasmas: o feminino e a distinção entre público e privado. In: MINELLA, L. S.; FUNCK, S. B. (orgs.) Saberes e fazeres de gênero: entre o local e o global. Florianópolis: Editora de UFSC, 2006. p. 105-116.

COSERIU, E. Princípios de semántica estructural. Madrid: Editorial Gredos, 1977.

LAUTENSCHLAGER, L. A cidade maravilhosa no léxico de canções brasileiras compostas entre as décadas de 1930 e 1960. 2014. 82 f. Dissertação (Mestrado em Filologia e Língua Portuguesa). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, USP, São Paulo, 2015.

MAIA, T. Do Leme ao Pontal. Rio de Janeiro, 1986. http://www.vagalume.com.br/tim-maia/do-leme-ao-pontal-2.html. Acesso em 03/09/2015.

MATOS, C. N. de. Acertei no milhar: samba e malandragem no tempo de Getúlio. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.

MATOS, M. I. S. de. Âncora de emoções: corpos, subjetividades e sensibilidades. Bauru, SP: Edusc, 2005.

MOUTINHO, M. (org.). Canções do Rio: a cidade em letra e música. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2009.

PECHMAN, R. Olhares sobre a cidade. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 1994.

POTTIER, B. Linguística geral: teoria e descrição. Rio de Janeiro: Editora Presença/Universidade Santa Úrsula, 1978.

SANTA CRUZ, M. A. A musa sem máscara: a imagem da mulher na música popular brasileira. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 1992.

TATIT, L. O século da canção. São Paulo: Ateliê Editorial, 2004.

TINHORÃO, J. R. História social da música popular brasileira. São Paulo: Editora 34, 1998.

VAN DIJK, T. A. Ideología y discurso. Barcelona: Ariel, 2003a.

VAN DIJK, T. A. La multidisciplinariedad del análisis crítico del discurso: un alegato a favor de la diversidad. In: WODAK, Ruth y MEYER, Michael. Métodos de análisis crítico del discurso. Barcelona: Gedisa, 2003b. p. 143-77.

VILELA, M. Estudos de Lexicologia do Português. Coimbra: Almedina, 1994.

Downloads

Publicado

30.03.2016

Como Citar

DARUJ GIL, B. O Rio de Janeiro e a mulher no léxico de canções da bossa nova. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 10, n. 1, p. 202–218, 2016. DOI: 10.14393/DL21-v10n1a2016-11. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/31550. Acesso em: 22 nov. 2024.