Pela descolonização do ensino de Língua Portuguesa no Brasil

Autores

  • Humberto Borges Universidade de Brasília
  • Edite Consuelo Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL20-v9n4a2015-5

Palavras-chave:

Sócio-história do Português Brasileiro. Leis 10.639/2003 e 11.645/2008. Ensino de Língua Portuguesa.

Resumo

Neste trabalho, faz-se uma revisão da sócio-história do português brasileiro a partir do período colonial, com o intuito de se apresentar caminhos de ensino de língua portuguesa em torno das leis 10.639/2003 e 11.645/2008. Revisita-se o contexto de contato de línguas a partir do qual se constituiu a língua falada hoje pela maioria dos brasileiros, com o objetivo de mostrar que o ensino de língua portuguesa também pode contribuir com o debate da questão étnico-racial no Brasil, bem como promover o conhecimento científico a respeito da história e das mudanças gramaticais do português brasileiro na Educação Básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Humberto Borges, Universidade de Brasília

Humberto Borges possui graduação em Letras (2008-2011) e mestrado em Linguística (2012-2014) pela Universidade de Brasília (UnB).

Downloads

Publicado

30.12.2015

Como Citar

BORGES, H.; CONSUELO, E. Pela descolonização do ensino de Língua Portuguesa no Brasil. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 9, n. 4, p. 91–126, 2015. DOI: 10.14393/DL20-v9n4a2015-5. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/31271. Acesso em: 21 nov. 2024.