Pela descolonização do ensino de Língua Portuguesa no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.14393/DL20-v9n4a2015-5Palavras-chave:
Sócio-história do Português Brasileiro. Leis 10.639/2003 e 11.645/2008. Ensino de Língua Portuguesa.Resumo
Neste trabalho, faz-se uma revisão da sócio-história do português brasileiro a partir do período colonial, com o intuito de se apresentar caminhos de ensino de língua portuguesa em torno das leis 10.639/2003 e 11.645/2008. Revisita-se o contexto de contato de línguas a partir do qual se constituiu a língua falada hoje pela maioria dos brasileiros, com o objetivo de mostrar que o ensino de língua portuguesa também pode contribuir com o debate da questão étnico-racial no Brasil, bem como promover o conhecimento científico a respeito da história e das mudanças gramaticais do português brasileiro na Educação Básica.Downloads
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da licença Creative Commons
CC BY-NC-ND 4.0: o artigo pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato; os créditos devem ser dados ao autor original e mudanças no texto devem ser indicadas; o artigo não pode ser usado para fins comerciais; caso o artigo seja remixado, transformado ou algo novo for criado a partir dele, o mesmo não pode ser distribuído.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.