Da relação à estrutura: a influência do pensamento saussuriano em meados do século XX

Autores

  • Allana Cristina Moreira Marques Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/DLE-v9n5a2015-12

Palavras-chave:

Ferdinand de Saussure, Relação, Estrutura, Estruturalismo

Resumo

Este trabalho tem por objeto apontar como a noção de relação movimentada pelo linguista genebrino Ferdinand de Saussure em sua teoria, em especial, na definição do sistema e das unidades linguísticas, possibilitou a leitura de Saussure como estruturalista e rendeu a ele o reconhecimento de pai do estruturalismo europeu. Para tanto, em um primeiro momento, com base nos postulados do Curso de Linguística Geral, evidenciamos como Saussure concebe a natureza do fato linguístico a partir de relações. Em seguida, com base em autores que se dedicaram ao estudo da teoria saussuriana e que leram Saussure como estruturalista, partimos para o entendimento das noções de estruturalismo e estrutura, buscando apontar como se deu a passagem da noção saussuriana de sistema de relações para estrutura. Por fim, a título de exemplificarmos como o princípio saussuriano da relação influenciou o pensamento moderno, consideramos as marcas desse princípio na antropologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Allana Cristina Moreira Marques, Universidade Federal de Uberlândia

Pós-graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL) do Instituto de Letras e Linguísticas (ILEEL) da Universidade de Federal de Uberlândia (UFU).

Downloads

Publicado

28.08.2015

Como Citar

MARQUES, A. C. M. Da relação à estrutura: a influência do pensamento saussuriano em meados do século XX. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 9, n. 5, p. 231–246, 2015. DOI: 10.14393/DLE-v9n5a2015-12. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/29186. Acesso em: 8 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos