Ensino e aprendizagem de língua inglesa e o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)

Autores

  • Ludmila Corrêa Pinto Rodrigues Pesquisadora de IC/PIVIC, aluna do curso de Letras no Instituto de Letras e Linguística (ILEEL) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
  • William Mineo Tagata Professor adjunto de língua inglesa do curso de Letras no Instituto de Letras e Linguística (ILEEL) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL15-v8n1a2014-26

Palavras-chave:

Ensino de língua inglesa, Exame Nacional do Ensino Médio.

Resumo

Com a adoção do Exame Nacional do Ensino Médio no processo seletivo para ingresso nas universidades federais, muito se discute sobre a melhor forma de avaliar o aluno do ensino médio. No caso do inglês, há uma grande preocupação em verificar se o aluno realmente possui as habilidades necessárias na língua, e se a instituição de ensino médio o prepara para desenvolver as habilidades essenciais para o exame, como prevê a Matriz de Referência do ENEM de 2009. Assim, objetivamos investigar as abordagens e materiais adotados em uma escola de ensino médio privada da cidade de Uberlândia, para avaliar de que modo o ENEM influencia as práticas tanto da instituição, como de professores e alunos. Partimos de uma concepção de letramento ideológico proposta por Street (1985), pautada em uma visão culturalmente mais sensível e contextual das práticas educacionais de letramento. Utilizamos esse conceito por acreditarmos que a Matriz para o Exame Nacional do Ensino Médio (2009) enfatiza a relevância do ensino de língua estrangeira no processo de construção da cidadania do indivíduo. Em nossa análise observamos que tanto a instituição quanto a abordagem do professor mostram uma preocupação com a preparação dos alunos para o ENEM, embora haja uma lacuna entre a Matriz Curricular para o Ensino Médio e a forma como esses alunos são preparados tanto para o Exame, quanto para adquirirem a competência na língua inglesa. Além disso, nossos resultados mostram que as práticas de letramento adotadas vão na contramão da proposta de letramento crítico e de engajamento social.

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Publicado

30.06.2014

Como Citar

RODRIGUES, L. C. P.; TAGATA, W. M. Ensino e aprendizagem de língua inglesa e o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 8, n. 1, p. 459–472, 2014. DOI: 10.14393/DL15-v8n1a2014-26. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/24921. Acesso em: 22 dez. 2024.