Aspectos linguístico-cognitivos envolvidos na interpretação humorística de sujeitos com a Doença de Alzheimer em estágio inicial

Autores

  • Nathália Luiz Freitas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - IFSULDEMINAS
  • Paulo Henrique Aguiar Mendes Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL15-v8n1a2014-35

Palavras-chave:

Linguagem, Cognição, Doença de Alzheimer, Interpretação Humorística.

Resumo

Este estudo objetiva investigar os aspectos linguístico-cognitivos envolvidos na interpretação de textos humorísticos por sujeitos diagnosticados com a Doença de Alzheimer em estágio inicial. Para tanto, foram formados dois grupos: i) Grupo Clínico - composto por sujeitos diagnosticados com a DA; ii) Grupo Controle - formado por indivíduos sem identificação de alterações cognitivas e cujas características etárias, sociais, escolares e de gênero são compatíveis às do grupo Clínico. Em seguida, os participantes da pesquisa foram submetidos à testagem neuropsicológica clássica, investigação social e socioeconômica, assim como à abordagem sociocognitiva, por meio do Protocolo de Piadas. Verificou-se que, quando comparados, os sujeitos que compõem o grupo Clínico apresentaram desempenho significativamente inferior ao do grupo Controle. Acredita-se que um dos impedimentos para a interpretação das piadas pelos sujeitos com DA seja o déficit na memória de trabalho que dificulta a mobilização de espaços mentais durante a formulação de suposições.

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Biografia do Autor

Nathália Luiz Freitas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - IFSULDEMINAS

Licenciada em Língua Portuguesa, bacharel em Estudos Linguísticos e mestre em Letras: Estudos da Linguagem, ambos pela Universidade Federal de Ouro Preto

Paulo Henrique Aguiar Mendes, Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP

Docente do Departamento de Letras da Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP

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Publicado

30.06.2014

Como Citar

FREITAS, N. L.; MENDES, P. H. A. Aspectos linguístico-cognitivos envolvidos na interpretação humorística de sujeitos com a Doença de Alzheimer em estágio inicial. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 8, n. 1, p. 621–644, 2014. DOI: 10.14393/DL15-v8n1a2014-35. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/24919. Acesso em: 22 dez. 2024.