Consciência fonológica em crianças com desvio fonológico

Autores

  • Letícia Pacheco Ribas Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
  • Diana Bartz Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
  • Gabriela Rodrigues da Silva Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
  • Cecília Peruch Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
  • Kariny Zencke da Silva Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
  • Carolina Laux Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
  • Rafaela Soares Rech Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Palavras-chave:

Desvio Fonológico, Consciência Fonológica, Fonoaudiologia.

Resumo

Vários trabalhos indicam uma forte relação entre as dificuldades de consciência fonológica e as alterações de fala de natureza fonológica, como também a influência de habilidades metafonológicas como preditores para a aquisição da linguagem escrita. Este estudo discute os resultados da avaliação da consciência fonológica de 24 crianças, entre 5 e 8 anos de idade, com desvio fonológico. O instrumento de avaliação utilizado foi o CONFIAS (MOOJEN et alii, 2003), que avalia a consciência fonológica nos níveis silábico, intrassilábico e fonêmico. Os resultados desta pesquisa indicam que 54% das crianças testadas obtiveram resultados rebaixados de consciência fonológica silábica e/ou fonêmica. As variáveis relacionadas com os achados da avaliação foram o grau de severidade do desvio fonológico, a idade, o sexo e a escolaridade da criança. Analisando estatisticamente os dados, não se encontrou relevância significativa nos cruzamentos feitos, mas se observa que há alto percentual de desempenho inferior ao esperado para a hipótese de escrita na amostra deste estudo, composto de dados de avaliação fonoaudiológica de crianças com desvio fonológico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letícia Pacheco Ribas, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Fonoaudióloga; Mestre e Doutor em Letras/Linguística Aplicada; Professora Adjunto do Departamento de Fonoaudiologia da UFCSPA.

Downloads

Publicado

22-12-2013

Como Citar

RIBAS, L. P.; BARTZ, D.; DA SILVA, G. R.; PERUCH, C.; DA SILVA, K. Z.; LAUX, C.; RECH, R. S. Consciência fonológica em crianças com desvio fonológico. Domínios de Lingu@gem, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 373–382, 2013. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/23506. Acesso em: 28 maio. 2022.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)