Um estudo multimodal de peças publicitárias de escolas de idiomas

Autores

  • Patrícia Mara de Carvalho Costa Leite Mestre em Linguística pela UFSJ

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL13-v7n1a2013-10

Palavras-chave:

multimodalidade, publicidade, escola de idiomas, gramática do design visual

Resumo

O objetivo do presente artigo é observar como os modos semióticos são utilizados na construção de textos publicitários de escolas de idiomas, com foco na língua inglesa. Pretende-se, tomando os elementos semióticos de construção de textos publicitários como ponto de partida, perceber quais são as práticas discursivas que vem à tona, bem como, os mecanismos de persuasão e a representação do aluno no jogo discursivo. Para tanto, busca-se o embasamento teórico na teoria da gramática do design visual (KRESS; VAN LEEUWEN, 1996; JEWITT; OYAMA, 2001), combinados a alguns pressupostos teóricos da Análise crítica do discurso (FAIRCLOUGH, 2001), para análise da modalidade visual e verbal, respectivamente. A fim de se realizar uma leitura crítica, serão utilizados textos de Carmagnani (2001, 2008) e Coracini (2007). O corpus é constituído por dez anúncios publicitários retiradas do site Google datadas de 2010.

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Biografia do Autor

Patrícia Mara de Carvalho Costa Leite, Mestre em Linguística pela UFSJ

Sou professora de inglês na Cultura Inglesa desde 2005. Sou formada em Psicologia pela UFSJ, mestre em linguística pela UFSJ e curso a graduação em Letras-Inglês na UFLA.

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Publicado

30.06.2013

Como Citar

DE CARVALHO COSTA LEITE, P. M. Um estudo multimodal de peças publicitárias de escolas de idiomas. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 7, n. 1, p. 185–206, 2013. DOI: 10.14393/DL13-v7n1a2013-10. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/21780. Acesso em: 27 jul. 2024.