Língua, sujeito e identidade: algumas problematizações sobre a (des)constituição dos sujeitos-aprendentes no processo de ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira

Autores

  • Ismael Ferreira-Rosa Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL13-v7n1a2013-4

Palavras-chave:

Língua estrangeira, Língua materna, Sujeito, Identidade, Ensino-aprendizagem

Resumo

Este trabalho tem por objetivo, a partir da discursividade instaurada no episódio "Cidadania dupla" (Duel Citizenship) do seriado americano "Como eu conheci sua mãe" (How I met your mother) da grande rede de televisão estadunidense Columbia Broadcasting System (CBS), exibido no dia 19 de outubro de 2009, apresentar uma discussão de cunho mais teórico sobre os conflitos e embates nos espaços de ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira. Tem-se por escopo problematizar que possivelmente os malogros que enfrentamos em uma sala de aula de língua estrangeira, antes de ser uma questão eminentemente metodológica e de escolhas didáticas, é uma questão que perpassa a (des)constituição subjetiva dos alunos frente à língua aprendida e ensinada. Uma questão marcada por conflitos e embates que merece algumas considerações. Para tanto, inscrito nos espaços analíticos da Linguística Aplicada, embasado nos pressupostos da teoria discursiva pecheutiana, nos estudos bakhtinianos acerca de língua e sujeito, e nas problematizações pós-culturalistas de identidade (HALL, 2006; BAUMAN, 2005), empreende-se ao propósito, observando o tripé língua, sujeito e identidade, enquanto um espaço confluente no processo de ensino e aprendizagem de uma LE, em cujo ínterim se estabelecem relações de (des)identificações, produzindo subjetividades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

30.06.2013

Como Citar

FERREIRA-ROSA, I. Língua, sujeito e identidade: algumas problematizações sobre a (des)constituição dos sujeitos-aprendentes no processo de ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 7, n. 1, p. 55–81, 2013. DOI: 10.14393/DL13-v7n1a2013-4. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/19766. Acesso em: 15 abr. 2024.