Aquisição da escrita na era virtual: incorporando os jogos digitais online

Autores

  • Andréa Lourdes Ribeiro Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL13-v6n2a2012-7

Palavras-chave:

escrita, letramento digital, jogos digitais online

Resumo

O presente trabalho se propõe a analisar como os jogos digitais podem contribuir para a aquisição da escrita. Acreditamos que o uso de jogos digitais online possa tornar o aprender a escrever mais lúdico, divertido e interessante, possibilitando inclusive a inserção das crianças no ambiente das novas tecnologias da comunicação e da informação. A metodologia desse estudo baseou-se na observação de crianças em processo de alfabetização jogando "Brincando com as vogais" de acesso gratuito na internet. A escolha deveu-se ao jogo mobilizar atividades específicas e pertinentes ao processo de conhecimento da escrita e ser bastante rico no uso de imagens, cores, sons e movimentos destinados ao público infantil. O acompanhamento do jogador e a reflexão sobre sua ação tomaram como parâmetros as teorias sobre os letramentos na cibercultura (LÉVY, 1999; SOARES, 2002; COSCARELLI, 2005), a aprendizagem com jogos digitais (GEE, 2004, 2007; PRENSKY, 2006) e a compreensão de como as crianças aprendem a escrever (FERREIRO & TEBEROSKY, 1991). As considerações foram pautadas em como as crianças jogam, o que e de que forma aprenderam com o jogo. Esperamos com essa análise contribuir para que o aprendizado da escrita inclua as possibilidades da era virtual, em especial, os jogos digitais online.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
670
Jan 2013Jul 2013Jan 2014Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202622
|

Biografia do Autor

Andréa Lourdes Ribeiro, Universidade Federal de Minas Gerais

Sou professora de Língua Portuguesa há 18 anos com experiência docente do ensino fundamental ao superior. Tenho doutorado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005), mestrado em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1999), especialização em Língua Portuguesa pela Fundação Cultural de Belo Horizonte (1996) e especialização em Educação a Distância pelo SENAC/MG (2008). Atualmente estou em Estágio Pós-doutoral na Universidade Federal de Minas Gerais (2011-2013) com pesquisa sobre novas formas de produção de conhecimento para a leitura e para a escrita promovidas pelos jogos digitais online.

Downloads

Publicado

21.12.2012

Como Citar

RIBEIRO, A. L. Aquisição da escrita na era virtual: incorporando os jogos digitais online. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 6, n. 2, p. 111–127, 2012. DOI: 10.14393/DL13-v6n2a2012-7. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/19548. Acesso em: 20 fev. 2025.