Ensino e aprendizagem de língua inglesa e recursos tecnológicos: um estudo sobre os processos de retroação e irreversibilidade

Autores

  • Larissa de Sousa Silveira Universidade Federal do Triângulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL13-v6n2a2012-3

Palavras-chave:

Língua Inglesa, processo de ensino e aprendizagem, recursos tecnológicos, Paradigma da Complexidade.

Resumo

Crystal (2003) ressalta a importância da Língua Inglesa ao classificá-la como a língua universal utilizada por milhões de falantes ao redor do mundo. Partindo desse pressuposto, propusemo-nos a pesquisar sobre o processo de ensino e aprendizagem dessa língua e a importância dos recursos tecnológicos no contexto formal e informal de aprendizagem. Objetivamos ainda entender como as atitudes dos professores podem influenciar de maneira negativa no desenvolvimento do interesse dos alunos pela disciplina, interrompendo o processo natural de Retroação (BERTALANFFY, 1975) ao qual eles são submetidos. Para tanto, utilizamos como base teórica as premissas do Paradigma da Complexidade (HOLLAND, 1998; DEMO, 2002). Os dados foram coletados em uma escola pública municipal de Uberaba/MG através de observações, anotações e aplicação de um questionário. Após as análises, concluímos que a interrupção do processo tende a acontecer quando o aprendiz sente a falta de incentivo por parte daquele que deveria ser seu maior incentivador na busca por novos conhecimentos. Concluímos ainda que o educador deve trabalhar como um mediador para auxiliar os alunos no reconhecimento das novas tecnologias digitais como inerentes ao processo de aquisição de conhecimento.

Downloads

Biografia do Autor

  • Larissa de Sousa Silveira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro
    Graduada em Letras - Português/Inglês pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Downloads

Publicado

21.12.2012

Como Citar

SILVEIRA, Larissa de Sousa. Ensino e aprendizagem de língua inglesa e recursos tecnológicos: um estudo sobre os processos de retroação e irreversibilidade. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 6, n. 2, p. 19–40, 2012. DOI: 10.14393/DL13-v6n2a2012-3. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/18271. Acesso em: 30 mar. 2025.