O léxico sob perspectiva: contribuições da Lexicologia para o ensino de línguas

Autores

  • Míriam Martinez Guerra Universidade Federal do Tocantins
  • Karylleila Santos Andrade UFT

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL12-v6n1a2012-12

Palavras-chave:

Léxico, Ensino, Lexicologia

Resumo

O presente artigo foca a questão do léxico no ensino de língua, baseando-se nos estudos advindos da área de conhecimento da Lexicologia. Buscamos refletir sobre o ensino do léxico e alguns pontos fundantes da Lexicologia. Parte-se do princípio de que o ensino de língua, em especial o ensino de língua materna, tem presenciado um cenário de fracasso escolar, mostrado pelos índices educacionais nacionais. Isto tem sido fato propulsor para se pensar sobre um panorama de transformação para o ensino. Tanto estudiosos quanto documentos oficiais que tratam da educação básica têm pensado no ensino com perspectiva de mudanças. A Lexicologia, enquanto área do conhecimento que trata diretamente da língua, pode contribuir para a melhoria da qualidade do ensino de língua, em especial, o de língua portuguesa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Míriam Martinez Guerra, Universidade Federal do Tocantins

Formada em Letras e Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista. Professora de língua inglesa. Mestranda do programa de pós graduação em Letras - Mestrado em Ensino de Línguas e Literatura.

Karylleila Santos Andrade, UFT

UFT

Downloads

Publicado

29-06-2012

Como Citar

GUERRA, M. M.; ANDRADE, K. S. O léxico sob perspectiva: contribuições da Lexicologia para o ensino de línguas. Domínios de Lingu@gem, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 226–241, 2012. DOI: 10.14393/DL12-v6n1a2012-12. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/14573. Acesso em: 23 maio. 2022.