A blasfêmia: suas interfaces em contexto bilíngue

Autores

  • Vitalina Maria Frosi Universidade de Caxias do Sul - RS

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL12-v6n1a2012-5

Palavras-chave:

blasfêmia, eufemismo, italiano, cultura

Resumo

Este artigo focaliza a prática da blasfêmia em uso no contexto de línguas em contato de português e italiano, na área brasileira do nordeste do Rio Grande do Sul. Aborda aspectos gerais do turpilóquio em suas interfaces com a língua, com a cultura e com a identidade dos ítalo-descendentes. Os dados foram levantados através de pesquisa de campo realizada com entrevistas semiestruturadas, abrangendo, além da área de colonização italiana, também as áreas limítrofes de colonização alemã. A pesquisa tem caráter qualitativo. Este trabalho dá realce à blasfêmia e a seus eufemismos, buscando suporte teórico em estudos específicos desenvolvidos por pesquisadores italianos. A blasfêmia é analisada aqui como um elemento cultural típico do mundo italiano. Sua prática constitui um fenômeno de aparente contradição com a fé e com o espírito religioso da doutrina católica que sempre norteou a vida dos ítalo-brasileiros. Proferida em dialeto italiano, a blasfêmia estende seu domínio além do bilinguismo que está em vias de extinção. Os eufemismos, como atenuantes da ofensa dirigida a Deus e às outras divindades, passam também a exercer o papel de marcadores da fala, por vezes, esvaziados do sentido original.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Vitalina Maria Frosi, Universidade de Caxias do Sul - RS

Professora e pesquisadora do Mestrado em Letras, Cultura e Regionalidade e do Doutorado em Letras da Universidade de Caxias do Sul

Downloads

Publicado

28.06.2012

Como Citar

FROSI, V. M. A blasfêmia: suas interfaces em contexto bilíngue. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 6, n. 1, p. 76–109, 2012. DOI: 10.14393/DL12-v6n1a2012-5. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/14279. Acesso em: 22 dez. 2024.