Nos trilhos da Rua da Linha
a motivação semântica da Toponímia Urbana da cidade de Santo Antônio de Jesus
DOI:
https://doi.org/10.14393/DL10-v5n2a2011-12Palavras-chave:
Léxico, Topônimo, Motivações semânticas, Análise sociocultural, Santo Antônio de Jesus.Resumo
Este artigo é resultado de um estudo monográfico realizado em 2009, no curso de Especialização em Estudos Linguísticos, pela Universidade de Feira de Santana- BA (UEFS) e da continuação dos estudos onomásticos realizados no curso de Pós-graduação stricto sensu, na Universidade Federal do Estado da Bahia (UFBA-BA). O objetivo da pesquisa centrou-se na análise das motivações toponímicas da área urbana da cidade de Santo Antônio de Jesus- BA, com enfoque sobre os principais logradouros dos bairros que correspondem às vias de acesso mais antigas da cidade, a saber, Centro, Nossa Senhora das Graças, São Benedito e Andaiá. Também, nesta pesquisa, verificou-se a coexistência entre as nomeações oficiais de alguns logradouros desses bairros e suas nomeações iniciais, as quais remetem ao processo de urbanização desta cidade. Para o desenvolvimento deste artigo, utilizou-se como base teórico-metodológica os princípios de pesquisa onomástica proposto por Dick (1990, 1996, 2001, 2003, 2007) e a teoria estruturalista de Saussure (1969) e Guiraud (1972), no que diz respeito aos aspectos referenciais do signo toponímico.
Downloads
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Lana Cristina Santana de Almeida
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da licença Creative Commons
CC BY-NC-ND 4.0: o artigo pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato; os créditos devem ser dados ao autor original e mudanças no texto devem ser indicadas; o artigo não pode ser usado para fins comerciais; caso o artigo seja remixado, transformado ou algo novo for criado a partir dele, o mesmo não pode ser distribuído.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.