Nos trilhos da Rua da Linha: a motivação semântica da Toponímia Urbana da cidade de Santo Antônio de Jesus

Autores

  • Lana Cristina Santana de Almeida Universidade Federal da Bahia- UFBA

Palavras-chave:

Léxico, Topônimo, Motivações semânticas, Análise sociocultural, Santo Antônio de Jesus.

Resumo

Este artigo é resultado de um estudo monográfico realizado em 2009, no curso de Especialização em Estudos Linguísticos, pela Universidade de Feira de Santana- BA (UEFS) e da continuação dos estudos onomásticos realizados no curso de Pós-graduação stricto sensu, na Universidade Federal do Estado da Bahia (UFBA-BA). O objetivo da pesquisa centrou-se na análise das motivações toponímicas da área urbana da cidade de Santo Antônio de Jesus- BA, com enfoque sobre os principais logradouros dos bairros que correspondem às vias de acesso mais antigas da cidade, a saber, Centro, Nossa Senhora das Graças, São Benedito e Andaiá. Também, nesta pesquisa, verificou-se a coexistência entre as nomeações oficiais de alguns logradouros desses bairros e suas nomeações iniciais, as quais remetem ao processo de urbanização desta cidade. Para o desenvolvimento deste artigo, utilizou-se como base teórico-metodológica os princípios de pesquisa onomástica proposto por Dick (1990, 1996, 2001, 2003, 2007) e a teoria estruturalista de Saussure (1969) e Guiraud (1972), no que diz respeito aos aspectos referenciais do signo toponímico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lana Cristina Santana de Almeida, Universidade Federal da Bahia- UFBA

Graduada em Letras com Inglês pela Universidade do Estado da Bahia, especialista em Psicopedagogia Institucional pela Faculdade de Ciências Educacionais- FACE- BA e em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual de Feira de Santana- UEFS-BA. Atualmente é mestranda no curso de Letras, na área de Língua e Cultura, pela Universidade Federal da Bahia- UFBA. Suas pesquisas acadêmicas integram as áreas do Léxico, Toponímia, Semântica e identidade sociocultural.

Downloads

Publicado

02-01-2012

Como Citar

SANTANA DE ALMEIDA, L. C. Nos trilhos da Rua da Linha: a motivação semântica da Toponímia Urbana da cidade de Santo Antônio de Jesus. Domínios de Lingu@gem, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 180–202, 2012. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/13734. Acesso em: 20 maio. 2022.