A Metáfora no Discurso e no Léxico Especializado do micro e pequeno agricultor da Cana-de-Açúcar do Maranhão

Autores

  • Luís Henrique Serra Universidade Federal do Maranhão

Palavras-chave:

Metáfora cognitiva, Socioterminologia, Personificação, Discurso especializado, Cana-de-açúcar

Resumo

Uma análise do universo conceitual do discurso especializado do micro e do pequeno agricultor da cana-de-açúcar no Maranhão. Com base na teoria da Socioterminologia, proposta por Cabré (2002), e na da metáfora conceitual, proposta por Lakoff e Johnson (2003), examina-se as expressões metafóricas encontradas no discurso especializado e no léxico desse universo, no estado do Maranhão. Os resultados da pesquisa evidenciam a atribuição, no interior desse discurso, de muitas características físicas e comportamentais próprias do ser humano à cana-de-açúcar, ao caldo da cana e à cachaça; o léxico, por sua vez, assinala a existência de termos cuja motivação se encontra na semelhança que há entre objetos do universo da cana-de-açúcar e objetos do cotidiano humano, como bandeiras, pés de galinha, dentre outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luís Henrique Serra, Universidade Federal do Maranhão

Aluno da Graduação em Letras da Universidade Federal do Maranhão e auxiliar de pesquisa do Projeto Atlas Linguístico do Maranhão (ALiMA) e auxiliar de pesquisa do Atlas Linguístico do Brasil (ALiB). É bolsista de Iniciação Científica pelo Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq). 

Downloads

Publicado

02-01-2012

Como Citar

SERRA, L. H. A Metáfora no Discurso e no Léxico Especializado do micro e pequeno agricultor da Cana-de-Açúcar do Maranhão. Domínios de Lingu@gem, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 150–166, 2012. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/13714. Acesso em: 8 ago. 2022.