A eficácia da tradução como estratégia de ensino de ESP

Autores

  • Renata Ribeiro Guimarães IFRJ

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL11-v5n3a2011-6

Palavras-chave:

Tradução, Inglês para Fins Específicos, Ensino Médio Técnico, Estratégia de Ensino, Técnica de Resumo.

Resumo

Partindo do conceito de transferência (KODA, 2004) - em que ocorre a tradução natural e "automática" no ato da leitura - realizada pelo leitor de textos em língua estrangeira (L2), o objetivo do presente trabalho é investigar a tradução como sendo uma das estratégias de ensino-aprendizado de inglês para fins específicos (ou ESP) no contexto de uma instituição federal de Ensino Médio Técnico. O objeto de investigação compõe-se de atividades e exercícios que envolvem a reorganização de informações, originalmente em L2, em quadros-resumo, diagramas (AMORIM, 1997), fichamentos e slides para apresentação oral; atividades essas que foram realizadas em língua materna (L1). Assim, para atingir tal objetivo é necessário explorar a literatura relacionada à tradução e ao ensino de ESP; analisar atividades e exercícios elaborados por parte do corpo docente da instituição, a fim de identificar aquelas que corroborem o tema proposto; e, avaliar a eficácia da tradução como estratégia de ensino no contexto mencionado. Contudo, vale ressaltar que este trabalho não pretende postular verdades absolutas, mas descrever e discutir acerca de uma investigação em determinado contexto do ensino de ESP.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Renata Ribeiro Guimarães, IFRJ

Especialista em Tradução - Inglês pela Universidade Gama Filho. Atualmente é professora de Inglês para Fins Específicos no Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia, e tutora de Inglês Instrumental do CEDERJ. Tem experiência na área de Letras, atuando com ensino e tradução.

Downloads

Publicado

09.04.2012

Como Citar

GUIMARÃES, R. R. A eficácia da tradução como estratégia de ensino de ESP. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 5, n. 3, p. 74–94, 2012. DOI: 10.14393/DL11-v5n3a2011-6. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/13397. Acesso em: 2 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos