Alguns indícios sincrônicos da gramaticalização do conector "por causa (de) que"
DOI:
https://doi.org/10.14393/DL9-v5n1a2011-23Palavras-chave:
Gramaticalização, Conectores, CausalidadeResumo
No português atual, a emergência da locução conjuntiva por causa (de) que representa um caso prototípico de gramaticalização. Paiva e Braga (2006) mostram que essa locução origina-se da locução prepositiva por causa de. Este artigo pretende atestar, a partir da análise de amostras de fala do português rural, a gramaticalização desse conector com base nos princípios propostos por Hopper (1991). Objetiva-se, ainda, comparar os resultados obtidos com os do trabalho supracitado, a fim de fornecer mais evidências que corroborem algumas hipóteses já aventadas a respeito da gramaticalização da locução por causa (de) que.Downloads
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Fabrício da Silva Amorim
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da licença Creative Commons
CC BY-NC-ND 4.0: o artigo pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato; os créditos devem ser dados ao autor original e mudanças no texto devem ser indicadas; o artigo não pode ser usado para fins comerciais; caso o artigo seja remixado, transformado ou algo novo for criado a partir dele, o mesmo não pode ser distribuído.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.