Adjetivos nas gramáticas do português

Autores

  • Roberto Santos de Carvalho UESC
  • Gessilene Silveira Kanthack UESC

Palavras-chave:

adjetivo, ensino, gramática, Nomenclatura Gramatical Brasileira

Resumo

Este artigo visa a apontar que mesmo depois de cinco décadas do advento da Nomenclatura Gramatical Brasileira (NGB), ainda seja possível perceber, nas gramáticas do português, uma variedade de códigos terminológicos para se referir ao mesmo tipo de adjetivo. Visamos, com isso, levantar alguns questionamentos acerca dos motivos pelos quais ainda persiste um conflito de termos em torno da classe dos adjetivos, além de sinalizar a possibilidade de simplificação e padronização dos conceitos e da nomenclatura conflitante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto Santos de Carvalho, UESC

Mestrando em Letras, Linguagens e Representações (Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC). Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB).

Gessilene Silveira Kanthack, UESC

Doutora em Linguística. Professora adjunta DLA/UESC. Professora do Mestrado em Letras, Linguagens e Representações (UESC).

Downloads

Como Citar

CARVALHO, R. S. de; KANTHACK, G. S. Adjetivos nas gramáticas do português. Domínios de Lingu@gem, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 154–172, 2011. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/11557. Acesso em: 12 ago. 2022.