O professor de línguas e as correções de erros

Autores

  • Ubiratan da Silva Meireles UNIMONTES
  • Daniela de Azevedo Ferreira UNIMONTES

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL8-v4n2a2010-5

Palavras-chave:

Crenças, erros, correções, efeitos

Resumo

Este artigo é resultado de questionamentos sobre os efeitos das correções de erros no processo de aprendizagem de uma língua e o sistema de crenças de professores de línguas, incluindo-se os professores de português. Grande parte das correções feitas em sala de aula não resultou na aprendizagem pretendida. A maioria dos professores pesquisados acredita, de maneira inquestionável, na eficácia das correções, considerando-as parte indissociável do processo de ensino/aprendizagem de uma língua, revelando, no entanto, que tais correções são completamente assistemáticas em sua prática escolar.

Downloads

Biografia do Autor

  • Ubiratan da Silva Meireles, UNIMONTES
    Professor Mestre em Linguística Aplicada do Departamento de Comunicação e Letras da Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes.
  • Daniela de Azevedo Ferreira, UNIMONTES
    Professora Especialista do Departamento de Comunicação e Letras da Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes.

Downloads

Publicado

04.02.2011

Como Citar

MEIRELES, Ubiratan da Silva; FERREIRA, Daniela de Azevedo. O professor de línguas e as correções de erros. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 4, n. 2, p. 49–70, 2011. DOI: 10.14393/DL8-v4n2a2010-5. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/11537. Acesso em: 2 maio. 2025.