Um estudo diacrônico sobre a estrutura da construção de Tema em Português

Autores

  • Fábio Izaltino Laura FASERT

Palavras-chave:

Gramática Funcional, Mudança lingüística, Função pragmática, Estrutura do Tema

Resumo

Neste artigo, temos o objetivo de mostrar as características estruturais do constituinte com função pragmática de Tema de acordo com a teoria da Gramática Funcional de Dik (1989, 1997) que não vê essas construções como casos de Deslocamento à Esquerda. Utilizamos, como corpus, cartas escritas nos séculos XVIII, XIX e XX. Os dados revelaram mudança de comportamento na marcação das construções de Tema nos séculos analisados, indicando uma tendência atual para o uso de Temas marcados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Izaltino Laura, FASERT

Possui graduação em Letras com Habilitação de Tradutor pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000) e mestrado em Estudos Lingüísticos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003). Atualmente é prof. adjunto da Faculdade de Sertãozinho, e prof. assistente da Faculdade Bandeirantes.

Downloads

Publicado

02-02-2011

Como Citar

LAURA, F. I. Um estudo diacrônico sobre a estrutura da construção de Tema em Português. Domínios de Lingu@gem, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 121–128, 2011. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/11509. Acesso em: 20 maio. 2022.