Um estudo diacrônico sobre a estrutura da construção de Tema em Português
DOI:
https://doi.org/10.14393/DL6-v3n2a2009-8Palavras-chave:
Gramática Funcional, Mudança lingüística, Função pragmática, Estrutura do TemaResumo
Neste artigo, temos o objetivo de mostrar as características estruturais do constituinte com função pragmática de Tema de acordo com a teoria da Gramática Funcional de Dik (1989, 1997) que não vê essas construções como casos de Deslocamento à Esquerda. Utilizamos, como corpus, cartas escritas nos séculos XVIII, XIX e XX. Os dados revelaram mudança de comportamento na marcação das construções de Tema nos séculos analisados, indicando uma tendência atual para o uso de Temas marcados.
Downloads
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2009 Fábio Izaltino Laura
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da licença Creative Commons
CC BY-NC-ND 4.0: o artigo pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato; os créditos devem ser dados ao autor original e mudanças no texto devem ser indicadas; o artigo não pode ser usado para fins comerciais; caso o artigo seja remixado, transformado ou algo novo for criado a partir dele, o mesmo não pode ser distribuído.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.