O imaginário sobre a importância da língua inglesa na escola pública
DOI:
https://doi.org/10.14393/DL5-v3n1a2009-6Palavras-chave:
Imaginário, Língua Inglesa, Análise do DiscursoResumo
A aprendizagem de línguas estrangeiras em escolas da rede pública, em especial a língua inglesa, se caracteriza principalmente pela sua alta taxa de insucesso. Além disso, o ensino destas outras línguas, como vem sendo concebido nos dias de hoje, tem uma base estritamente linguística, supondo a língua homogênea e transparente, e o sujeito como centrado, idealizado e dono de seu dizer. Este trabalho, filiado à Teoria da Análise do Discurso de vertente francesa, busca saber quais são os discursos que circulam sobre a importância de ensinar e de aprender inglês neste contexto, busca saber qual o imaginário do professor e do aluno sobre a relevância da língua inglesa. Busca saber também qual imagem que eles têm sobre este referente. Para tanto, foram questionados professores e alunos do ensino fundamental e médio que já tenham passado pela experiência de (tentar) ensinar e (tentar) aprender esta outra língua.
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