Contribuições para uma descrição semântica do verbo "ficar": o que os manuais de Português Língua Estrangeira (PLE) não dizem

Autores

  • Paulo Osório Universidade da Beira Interior
  • Ida Rebelo

Palavras-chave:

Semântica, Verbo 'ficar', Português Língua Estrangeira (PLE), Corpus

Resumo

Ao tentar descrever os usos e significados do verbo ficar, constatamos que, embora o sentido locativo expresso pela frase 'A PUC fica na Gávea' se encontre constantemente nos manuais de Português Língua Estrangeira, a predicação de sentido locativo está longe de ser a mais usada pelos falantes em geral. Este facto parece levar o falante de outras línguas maternas, aprendendo Português como Segunda Língua ou Língua Estrangeira (PL2/E), a tomar, equivocadamente, a estrutura de sentido locativo como modelo para sistematizar construções do mesmo verbo com diferentes significados. As descrições da língua partem, algumas vezes, de hipóteses intuitivas e da leitura de gramáticas e manuais. Ao confrontar essas hipóteses com resultados de busca e análise de freqüência em corpora, podem revelar-se aspectos inicialmente encobertos. Apresentamos, aqui, a partir de um enfoque semântico-funcional, uma proposta de classificação dos significados mais frequentes das predicações com o verbo ficar, a fim de criar um quadro de referência para contestar os usos que são, normalmente, encontrados nos manuais e gramáticas de PLE. Pretendemos mostrar quais os significados mais frequentes em uso e em que contextos eles ocorrem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Osório, Universidade da Beira Interior

Doutoramento e Agregação em Linguística Portuguesa

Ida Rebelo

Doutora em Letras - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Downloads

Publicado

21-01-2011

Como Citar

OSÓRIO, P.; REBELO, I. Contribuições para uma descrição semântica do verbo "ficar": o que os manuais de Português Língua Estrangeira (PLE) não dizem. Domínios de Lingu@gem, [S. l.], v. 1, n. 1, 2011. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/11398. Acesso em: 15 ago. 2022.