Relações familiares na propriedade rural e a permanência do jovem na atividade leiteira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT174414

Resumo

A sucessão familiar, ou a falta dela, tem sido tema recorrente no debate sobre o desenvolvimento do meio rural. Muitos filhos de agricultores migram para cidade para estudar e trabalhar e não voltam para dar continuidade à atividade de suas famílias. Assim, o processo sucessório é um tema complexo e dinâmico e que precisa ser discutido sob diferentes contextos. Este estudo tem como objetivo analisar as relações familiares na propriedade rural e a permanência do jovem na atividade leiteira. Como metodologia foi realizada uma pesquisa exploratória, bibliográfica e descritiva, com coleta de dados estruturados qualitativos e quantitativos. Fizeram parte da pesquisa 82 jovens produtores rurais, com idade entre quinze a trinta anos, solteiros, residentes nas unidades de produção rural juntamente com a família, abrangendo 34 Municípios no Rio Grande do Sul. De modo geral, o estudo observou que as famílias são menores e com menos filhos, mesmo assim mais da metade delas tem no mínimo dois sucessores, dentre estes a maioria tem intenção de permanecer no empreendimento da família e como fatores que podem contribuir para a permanência, destacaram-se principalmente, a renda e a convivência familiar.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Larissa de Souza Zambiasi, Universidade de Cruz Alta

    Mestre em Desenvolvimento Rural pela Universidade de Cruz Alta.

  • Claudia Maria Prudêncio de Mera, Universidade de Cruz Alta

    Docente e pesqusiadora da Universidade de Cruz Alta

    Doutora em Desenvolvimento Rural

  • Domingos Benedetti Rodrigues, Universidade de Cruz Alta

    Pós-Doutorando em Direito na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI Campus de Santo Ângelo - RS. Doutor em Educação nas Ciências - Direito pela Universidade Regional Integrada do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI. Mestre em Direitos Sociais e Políticas Públicas pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC. Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito de Santo Ângelo - FADISA. Graduado no curso de Licenciatura para o Magistério em Artes Práticas - Habilitação em Técnicas Agrícolas pela Universidade de Ijuí - UNIJUÍ. Na Universidade de Cruz Alta - RS é Professor do Mestrado Profissional em Desenvolvimento Rural e do Curso de Direito. Professor convidado nas Especializações em Direito Ambiental, Educação Ambiental, Biologia da Conservação e Desenvolvimento Sustentável e membro integrante do Grupo de Pesquisas Jurídicas - GPJUR do curso de Direito da UNICRUZ. Pesquisador em temas nacionais e internacionais ligados a sua área de formação. 

Downloads

Publicado

20.05.2022

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

DE SOUZA ZAMBIASI, Larissa; MERA, Claudia Maria Prudêncio de; BENEDETTI RODRIGUES, Domingos. Relações familiares na propriedade rural e a permanência do jovem na atividade leiteira. Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 17, n. 44 Abr., p. 324–339, 2022. DOI: 10.14393/RCT174414. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/62785. Acesso em: 29 abr. 2025.