Políticas públicas e o desenvolvimento da agricultura familiar no município de Pejuçara-RS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT112211

Resumo

Este estudo busca contribuir com a discussão sobre a contribuição das políticas públicas para o desenvolvimento da agricultura familiar, tendo como locus de pesquisa, o município de Pejuçara/RS, onde a agricultura familiar é predominante, objetivando especificamente verificar se existem entraves ao acesso a essas políticas, e qual a percepção dos agricultores sobre o assunto. Para alcançar os objetivos foi realizada uma pesquisa de campo com 60 famílias de comunidades rurais no município. Pode-se dizer que as políticas públicas têm contribuído para o desenvolvimento agrícola das propriedades, pois através delas, os produtores puderam realizar investimentos nos seus estabelecimentos, tais como aquisição de equipamentos e implementos agrícolas, o que possibilita maior rendimento na produção e o aumento da renda. No entanto, não tem contribuído para a diversificação da agricultura e para sucessão da atividade no meio rural.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Bruna de Moura dos Santos, Universidade de Cruz Alta
    Egressa do Curso de Administração da Universidade de Cruz Alta
  • Claudia Maria Prudêncio de Mera, Universidade de Cruz Alta
    Doutora em Desenvolvimento Rural, docente do Mestrado Pofissional em desenvolvimento Rural e do Programa de Pós-Graduação em Práticas Sócioculturais  e Desenvolvimento Social-Unicruz.

Downloads

Publicado

02.12.2016

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

DE MOURA DOS SANTOS, Bruna; MERA, Claudia Maria Prudêncio de. Políticas públicas e o desenvolvimento da agricultura familiar no município de Pejuçara-RS . Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 11, n. 22 Abr., 2016. DOI: 10.14393/RCT112211. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/32588. Acesso em: 21 abr. 2025.