Políticas públicas e o desenvolvimento da agricultura familiar no município de Pejuçara-RS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT112211

Resumo

Este estudo busca contribuir com a discussão sobre a contribuição das políticas públicas para o desenvolvimento da agricultura familiar, tendo como locus de pesquisa, o município de Pejuçara/RS, onde a agricultura familiar é predominante, objetivando especificamente verificar se existem entraves ao acesso a essas políticas, e qual a percepção dos agricultores sobre o assunto. Para alcançar os objetivos foi realizada uma pesquisa de campo com 60 famílias de comunidades rurais no município. Pode-se dizer que as políticas públicas têm contribuído para o desenvolvimento agrícola das propriedades, pois através delas, os produtores puderam realizar investimentos nos seus estabelecimentos, tais como aquisição de equipamentos e implementos agrícolas, o que possibilita maior rendimento na produção e o aumento da renda. No entanto, não tem contribuído para a diversificação da agricultura e para sucessão da atividade no meio rural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna de Moura dos Santos, Universidade de Cruz Alta

Egressa do Curso de Administração da Universidade de Cruz Alta

Claudia Maria Prudêncio de Mera, Universidade de Cruz Alta

Doutora em Desenvolvimento Rural, docente do Mestrado Pofissional em desenvolvimento Rural e do Programa de Pós-Graduação em Práticas Sócioculturais  e Desenvolvimento Social-Unicruz.

Downloads

Publicado

02-12-2016

Como Citar

DE MOURA DOS SANTOS, B.; MERA, C. M. P. de. Políticas públicas e o desenvolvimento da agricultura familiar no município de Pejuçara-RS . Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 11, n. 22 Abr., 2016. DOI: 10.14393/RCT112211. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/32588. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos