Reprodução da agricultura familiar frente ao modelo de desenvolvimento agrícola regional

Autores

  • Marcio Escobar Paixão Universidade de Cruz Alta
  • Claudia Maria Prudêncio de Mera Universidade de Cruz Alta
  • Tamara Silvana Menuzzi Diverio Universidade de Cruz Alta Mestrado Profissional em Desenvolvimento Rural

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT102028004

Palavras-chave:

Desenvolvimento, Tendências, Agricultura Familiar, Estratégias, Reprodução

Resumo

Este estudo busca entender quais são as estratégias de reprodução social e econômica dos agricultores familiares produtores de grãos e leite do Alto Jacuí/RS, inseridos num ambiente concentrado e capitalista, que os expõe a uma baixa disponibilidade de área para produção, difícil acesso ao crédito, aos recursos financeiros e desenvolvimento tecnológico, fazendo com que a agricultura familiar ao longo dos anos buscasse alternativas para viabilizar suas atividades e permanência no campo. Em sua metodologia, foi utilizada pesquisa de campo, através de entrevista com 135 produtores familiares produtores de grãos e de leite do Alto Jacuí/RS. Este estudo demonstra que a produção leiteira representa maior fortalecimento econômico e permanência da agricultura familiar no meio rural, se eles trabalhassem somente com a atividade leiteira em até 40 hectares seria suficiente para viabilizar economicamente sua permanência na propriedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcio Escobar Paixão, Universidade de Cruz Alta

Formado em Adminsitração-Unicruz. Mestre em Desenvolvimento Rural-Unicruz.

Claudia Maria Prudêncio de Mera, Universidade de Cruz Alta

Formação em Ciências Econômicas-Unicruz. Mestre em Extensão Rural-UFSM. Doutora em Desenvolvimento Rural-UFRGS. Docente do CCHS da Unicruz. Docente dos mestrados de Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social e do Mestrado Prosissional em Desenvolvimento Rural-UFRGS

Downloads

Publicado

12-08-2015

Como Citar

PAIXÃO, M. E.; MERA, C. M. P. de; MENUZZI DIVERIO, T. S. Reprodução da agricultura familiar frente ao modelo de desenvolvimento agrícola regional . Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 10, n. 20 Jul., p. 153–179, 2015. DOI: 10.14393/RCT102028004. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/28004. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos