Residência pedagógica na formação do aluno de Letras-Espanhol da UFPB

Autores

  • Mayra Suézia Oliveira dos Santos Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.14393/AM-v17n2-2020-56595

Palavras-chave:

Residência Pedagógica; Formação docente; Espanhol; Ensino Médio.

Resumo

Considerando que o Residência Pedagógica (RP) é um programa, executado em sua primeira versão entre 2018 e 2020, que se volta ao aperfeiçoamento dos discentes dos cursos de licenciatura, trataremos, neste trabalho, de explicitar e discutir, pontualmente, as atividades realizadas durante a sua execução no Ensino Médio e Técnico. Os objetivos são: (i) narrar as atividades realizadas e (ii) refletir sobre a sua contribuição na formação do aluno de Letras-espanhol da Universidade Federal da Paraíba, UFPB. Para tanto, a nossa metodologia se deu por meio de observações: de aulas de espanhol e do contexto escolar, como também através das regências de aulas e da elaboração e aplicação de um plano de ação. Nos fundamentos em autores e documentos que dialogam sobre o RP, sobre o ensino de línguas estrangeiras e a formação docente, a saber: Brasil (1998; 2006), LEFFA (1999), MORENO FERNÁNDEZ (2005), Biazi, Gimenez e Stuts (2011), SILVA (2012) e Costa e Fontoura (2015). Concluímos que o RP contribuiu com a formação do licenciando, uma vez que o coloca em ação com a teoria vista na academia e a prática vivida na escola. Os resultados mostram que foi possível refletir positivamente acerca da formação docente propiciada pelas atividades realizadas no RP.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

08.12.2020

Edição

Seção

Estudos