Residência pedagógica na formação do aluno de Letras-Espanhol da UFPB
DOI:
https://doi.org/10.14393/AM-v17n2-2020-56595Palavras-chave:
Residência Pedagógica; Formação docente; Espanhol; Ensino Médio.Resumo
Considerando que o Residência Pedagógica (RP) é um programa, executado em sua primeira versão entre 2018 e 2020, que se volta ao aperfeiçoamento dos discentes dos cursos de licenciatura, trataremos, neste trabalho, de explicitar e discutir, pontualmente, as atividades realizadas durante a sua execução no Ensino Médio e Técnico. Os objetivos são: (i) narrar as atividades realizadas e (ii) refletir sobre a sua contribuição na formação do aluno de Letras-espanhol da Universidade Federal da Paraíba, UFPB. Para tanto, a nossa metodologia se deu por meio de observações: de aulas de espanhol e do contexto escolar, como também através das regências de aulas e da elaboração e aplicação de um plano de ação. Nos fundamentos em autores e documentos que dialogam sobre o RP, sobre o ensino de línguas estrangeiras e a formação docente, a saber: Brasil (1998; 2006), LEFFA (1999), MORENO FERNÁNDEZ (2005), Biazi, Gimenez e Stuts (2011), SILVA (2012) e Costa e Fontoura (2015). Concluímos que o RP contribuiu com a formação do licenciando, uma vez que o coloca em ação com a teoria vista na academia e a prática vivida na escola. Os resultados mostram que foi possível refletir positivamente acerca da formação docente propiciada pelas atividades realizadas no RP.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.