TEORIA E PRÁTICA NO ENSINO DE HISTÓRIA

UMA REALIDADE PERCEBIDA PELO DOCENTE EM FORMAÇÃO

Autores

  • Amanda Silva de Lima Universidade do Estado do Amazonas UEA
  • Glauciene da Costa Maia Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

DOI:

https://doi.org/10.14393/AM-v22n1-2025-77137

Palavras-chave:

Teoria e Prática; Ensino de História; Formação Docente; Estágio; Experiência.

Resumo

O presente trabalho apresenta-se nesta escrita como relato de experiência. Para tanto, consagrou-se em torno do objetivo geral que buscou compreender como se estabelece a relação entre teoria e prática na formação de professores de História, pretendendo analisar seus desdobramentos a partir da leitura bibliográfica; identificar os caminhos pelos quais emerge essa relação; e descobrir se uma pode desenvolver-se sem a outra eficazmente. Como método utilizou-se de fontes primárias e secundárias (impressas, escritas e digitais), além da abordagem qualitativa firmada na análise de conteúdo, dividindo-se nas seguintes etapas: ponto de partida, fase de campo, pesquisa bibliográfica, bem como análise e discussões dos resultados. O referencial teórico por sua vez, centrou-se em discussões baseadas em alguns autores e pensadores que abordam em sua plenitude a perspectiva da teoria e da prática ancoradas nas experiências de formação docente em História. Por fim, os resultados apresentados ao longo da escrita evocam os objetivos dos quais conseguiu-se alcançar, assim como aquilo que se pretendia descobrir através da investigação científica, além da resposta para a pergunta norteadora que circundou o estudo. Logo, conclui-se que jamais pode haver prática sem teoria, e mesmo parecendo seguirem caminhos opostos em alguns momentos no fazer docente, elas sempre se encontram e dão solidez ao mesmo.

Biografia do Autor

  • Amanda Silva de Lima, Universidade do Estado do Amazonas UEA

    Graduada em Licenciatura em História, pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), em Carauari-Am, na modalidade de Ensino Presencial Mediado por Tecnologia (EPMT). 

  • Glauciene da Costa Maia, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

    Glauciene da Costa Maia possui Graduação em História pela Universidade Federal do Amazonas (08/2004). Possui Especialização em Gestão Escolar pela Universidade Gama Filho (08/2007).Mestre em História pela Universidade Federal do Amazonas (Cultura Afrodescendente no Brasil-Colônia, 02/2014).Oficial Historiadora da Aeronáutica na Amazônia Ocidental, Manaus/ AM ( atuou na área de História e Memória, Acervos Históricos, Museologia, Livros Históricos, Salas Históricas, História Oral, História do tempo presente e na Assessoria de Comunicação Social). Professora da rede Pública no ensino Fundamental e Médio no município de Manaus/ AM (História Geral, do Brasil, da Amazônia e História da Arte). Atualmente é Historiadora, mediadora, na Universidade Estadual do Amazonas (UEA), unidade do município de Carauari/ AM. Também é aluna especial do programa de poós-graduação doutorado em História da Universidade Federal do Amazonas - UFAM. 

    Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8380477801504751

Referências

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Publicado

20.12.2025

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