TEORIA E PRÁTICA NO ENSINO DE HISTÓRIA
UMA REALIDADE PERCEBIDA PELO DOCENTE EM FORMAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.14393/AM-v22n1-2025-77137Palavras-chave:
Teoria e Prática; Ensino de História; Formação Docente; Estágio; Experiência.Resumo
O presente trabalho apresenta-se nesta escrita como relato de experiência. Para tanto, consagrou-se em torno do objetivo geral que buscou compreender como se estabelece a relação entre teoria e prática na formação de professores de História, pretendendo analisar seus desdobramentos a partir da leitura bibliográfica; identificar os caminhos pelos quais emerge essa relação; e descobrir se uma pode desenvolver-se sem a outra eficazmente. Como método utilizou-se de fontes primárias e secundárias (impressas, escritas e digitais), além da abordagem qualitativa firmada na análise de conteúdo, dividindo-se nas seguintes etapas: ponto de partida, fase de campo, pesquisa bibliográfica, bem como análise e discussões dos resultados. O referencial teórico por sua vez, centrou-se em discussões baseadas em alguns autores e pensadores que abordam em sua plenitude a perspectiva da teoria e da prática ancoradas nas experiências de formação docente em História. Por fim, os resultados apresentados ao longo da escrita evocam os objetivos dos quais conseguiu-se alcançar, assim como aquilo que se pretendia descobrir através da investigação científica, além da resposta para a pergunta norteadora que circundou o estudo. Logo, conclui-se que jamais pode haver prática sem teoria, e mesmo parecendo seguirem caminhos opostos em alguns momentos no fazer docente, elas sempre se encontram e dão solidez ao mesmo.
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