Residência pedagógica na formação do aluno de Letras-Espanhol da UFPB
DOI:
https://doi.org/10.14393/AM-v17n2-2020-56595Palabras clave:
Residência Pedagógica; Formação docente; Espanhol; Ensino Médio.Resumen
Considerando que o Residência Pedagógica (RP) é um programa, executado em sua primeira versão entre 2018 e 2020, que se volta ao aperfeiçoamento dos discentes dos cursos de licenciatura, trataremos, neste trabalho, de explicitar e discutir, pontualmente, as atividades realizadas durante a sua execução no Ensino Médio e Técnico. Os objetivos são: (i) narrar as atividades realizadas e (ii) refletir sobre a sua contribuição na formação do aluno de Letras-espanhol da Universidade Federal da Paraíba, UFPB. Para tanto, a nossa metodologia se deu por meio de observações: de aulas de espanhol e do contexto escolar, como também através das regências de aulas e da elaboração e aplicação de um plano de ação. Nos fundamentos em autores e documentos que dialogam sobre o RP, sobre o ensino de línguas estrangeiras e a formação docente, a saber: Brasil (1998; 2006), LEFFA (1999), MORENO FERNÁNDEZ (2005), Biazi, Gimenez e Stuts (2011), SILVA (2012) e Costa e Fontoura (2015). Concluímos que o RP contribuiu com a formação do licenciando, uma vez que o coloca em ação com a teoria vista na academia e a prática vivida na escola. Os resultados mostram que foi possível refletir positivamente acerca da formação docente propiciada pelas atividades realizadas no RP.
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