Os grafites religiosos produzidos nos Territórios Palestinos Ocupados

diálogos entre o sagrado e a ocupação

Autores

  • Vitoria Paschoal Baldin Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

DOI:

https://doi.org/10.14393/AM-v18n1-2021-60829

Palavras-chave:

Palestina, Grafite, Islã, Cristianismo, Comunicação pública

Resumo

O grafite é uma importante ferramenta para comunicação pública, especialmente, para os sujeitos que não possuem voz dentro dos grandes sistemas de mídia e comunicação. Nos Territórios Palestinos Ocupados, desde a década de 1980, ele tem sido utilizado para a produção e disseminação de mensagens de natureza diversa. A região da Palestina possui um importante enquadramento sagrado para as três maiores religiões monoteístas da atualidade. Por conta disso, bem como sua população professar, majoritariamente, o islã e o cristianismo, diversos grafites registrados nos últimos anos possuem temas e signos religiosos. Assim, o presente artigo analisa os registros dessas comunicações, argumentado a existência da sobreposição entre o sagrado e o secular, tanto na produção de mensagens politicamente ativas como forma de resistência à ocupação israelense, especialmente para angariar apoio internacional, como também na continuidade da tradição religiosa presente nesses locais. 

Downloads

Publicado

09.06.2021

Edição

Seção

Estudos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.