O ensino da avaliação de redações escolares a partir do léxico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/Lex9-v5n1a2019-4

Palavras-chave:

Abordagem lexical, Ensino do léxico, Língua portuguesa, Língua materna, Avaliação de redação escolar

Resumo

Pesquisa fomentada pela Unesco (ATORRESI et. al., 2010) indicou que redações escolares produzidas por alunos brasileiros apresentam um nível elevado de falhas por inadequação lexical. Análise de redações produzidas por alunos da região oeste do estado do Paraná corroborou o resultado da pesquisa prévia da Unesco (SEIDE; DURÃO, 2016). Para melhor compreensão deste problema, foi realizada uma oficina de correção textual em 2014 com alunos e ex-alunos de um curso de Licenciatura em Letras de uma universidade pública da região. Os dados mostraram que o componente lexical foi subnotificado pelos participantes, isto é, muitas inadequações lexicais não foram sequer percebidas. Análise posterior do currículo do curso revelou que o componente lexical não era ensinado como um dos critérios de correção textual. Tendo isto em vista, foi elaborado e aplicado, na disciplina de Lexicologia da Língua Portuguesa, um módulo didático baseado na Abordagem Lexical (LEWIS, 2002) no primeiro semestre de 2019 no quarto ano da licenciatura da mesma universidade na qual foi feita a oficina em 2014. Os resultados obtidos mediante comparação das avaliações de duas redações escolares feitas pelas alunas da disciplina mostra que, na média, a percepção tanto de blocos bem formados (combinações lexicais que o uso tornou convencionais) quanto de blocos mal formados (combinações lexicais não convencionais) dobrou ao final do módulo. Isto significa que a aplicação do módulo didático foi capaz de aumentar a percepção e a avaliação do uso de blocos de palavras em redações escolares por parte das alunas que participaram do módulo.

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Referências

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Publicado

16-06-2020

Como Citar

SEIDE, M. S. . O ensino da avaliação de redações escolares a partir do léxico . Revista GTLex, Uberlândia, v. 5, n. 1, p. 71–90, 2020. DOI: 10.14393/Lex9-v5n1a2019-4. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/GTLex/article/view/50774. Acesso em: 8 nov. 2024.

Edição

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Artigos